skip to Main Content

O Cristão e os Palavrões

Os palavrões tem sido parte de uma lista de palavras em sentido negativo de cada cultura. Inclusive o que é palavrão para alguns não é para outro. Então, nesse mundo de relatividade das palavras, qual deve ser o nosso comportamento?

O que é um palavrão?

São expressões de palavras que trazem um sentido negativo e degradante e em sua maioria provêm de palavras comuns que, se buscadas no diccionário, não tem o sentido pelo qual se entende popularmente.

O problema não está no significado original, e sim no sentido em que essa palavra provoca na comunidade seja qual for a intenção dela.

Pode se argumentar o uso de palavrões para uma estratégia de ânimo. Considerando este argumento podemos então concluir que:

  1. Está se usando o palavrão de forma consciente.
  2. Está usando de estratégias baixas de palavras para fazer algo que o Espírito Santo pode fazer através da sua Palavra.
  3. Não está se importando com o amadurecimento dos pequenos na fé que não entendem o “alto nível de maturidade e mente aberta” de quem está usando esse palavrão de forma “positiva”.
    • Mt 18:6-8 “Mas qualquer que fizer tropeçar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho, e se submergisse na profundeza do mar. 7 Ai do mundo, por causa dos tropeços! pois é inevitável que venham; mas ai do homem por quem o tropeço vier! 8 Se, pois, a tua mão ou o teu pé te fizer tropeçar, corta-o, lança-o de ti; melhor te é entrar na vida aleijado, ou coxo, do que, tendo duas mãos ou dois pés, ser lançado no fogo eterno“.
  4. Quando se ignora o impacto na sociedade por focar em um projeto pessoal se assimila ao pecado do egoísmo. É por isso que Jesus sempre nos ensinou a servir os demais e amar o próximo como a nós mesmos, colocando-os sobre os nossos interesses.

Bíblia neles!

Ef 5:3-4 “Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que do alto do céu nos abençoou com toda a bênção espiritual em Cristo, e nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis, diante de seus olhos”.

  • Santos – Separados. Não somos como os demais. No momento em que decidimos ser como os demais do contexto em que Jesus nos tirou deixamos de sermos santos.
  • Irrepreensíveis – Denota a eliminação de possíveis culpas. Não damos argumentos aos demais para nos julgarem.

Col 4:6 “Que as vossas conversas sejam sempre amáveis, temperadas com sal, e sabei responder a cada um devidamente”.

  • Conversa fala de uso das palavras.
  • As palavras precisam ser sábias e levadas ao amor.
  • Temperadas com sal no sentido de dar sabor na palavra de bênção que externar.

Ef 4:29 “Nenhuma palavra má saia da vossa boca, mas só a que for útil para a edificação, sempre que for possível, e benfazeja aos que ouvem”.

  • Significa Má, Podre, Corrompida.
  • A mesma palavra é usada para má nos seguintes textos:
  • Mt 7:17 “Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore produz frutos maus”.
  • Mt 12:33 “Ou fazei a árvore boa e o seu fruto bom ou a árvore e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore”.
  • Quem usa palavras “más” (torpes) se considera uma árvore má. E seus frutos sempre serão com a mesma natureza.
  • Mt 13:47-50 “O reino dos céus é ainda semelhante a uma rede que, lançada ao mar, recolhe peixes de toda espécie. E, quando já está cheia, os pescadores arrastam-na para a praia e, assentados, escolhem os bons para os cestos e os ruins deitam fora. Assim será na consumação do século: sairão os anjos, e separarão os maus dentre os justos, e os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes”.

Col 3:8 “Agora, porém, deixai de lado todas estas coisas: ira, indignação (provocar a ira ou ciúmes), maledicência (blasfêmia ou palavras com más intenções), maldade (oposto de excelência, malícia), palavras torpes (palavras desonestas) da vossa boca”.

  • Palavras torpes. AISCROLOGIA. Palavras desonestas e expressões baixas. Falar vergonhosamente.

Mt 12:36-37 “Eu vos digo: no dia do juízo os homens prestarão contas de toda palavra vã que tiverem proferido. É por tuas palavras que serás justificado ou condenado”.

  • Palavra vã. ARGOS. Estéril, Sem fruto, Negativo, Ineficaz, Sem valor e Sem sentido.
  • As palavras que saírem da sua boca será como for julgado. Pelo que elas provocaram.

Aldery Rocha Júnior

Casado com Janet Castillo, criado no México. Filho da Pra. Osmarina Matos e do Pr. Aldery Rocha. Neto do missionário Jorge Matos.
Hoje é Diretor do Instituto Bíblico Roccastel, Mestre em Divindidade, com Especializações nos temas da Criação, Logísticas Eclesiásticas, Torá, Antropologia Bíblica, entre outros.

Carrinho
Back To Top