skip to Main Content

O Cristão e os Palavrões

Os palavrões tem sido parte de uma lista de palavras em sentido negativo de cada cultura. Inclusive o que é palavrão para alguns não é para outro. Então, nesse mundo de relatividade das palavras, qual deve ser o nosso comportamento?

O que é um palavrão?

São expressões de palavras que trazem um sentido negativo e degradante e em sua maioria provêm de palavras comuns que, se buscadas no diccionário, não tem o sentido pelo qual se entende popularmente.

O problema não está no significado original, e sim no sentido em que essa palavra provoca na comunidade seja qual for a intenção dela.

Pode se argumentar o uso de palavrões para uma estratégia de ânimo. Considerando este argumento podemos então concluir que:

  1. Está se usando o palavrão de forma consciente.
  2. Está usando de estratégias baixas de palavras para fazer algo que o Espírito Santo pode fazer através da sua Palavra.
  3. Não está se importando com o amadurecimento dos pequenos na fé que não entendem o “alto nível de maturidade e mente aberta” de quem está usando esse palavrão de forma “positiva”.
    • Mt 18:6-8 “Mas qualquer que fizer tropeçar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho, e se submergisse na profundeza do mar. 7 Ai do mundo, por causa dos tropeços! pois é inevitável que venham; mas ai do homem por quem o tropeço vier! 8 Se, pois, a tua mão ou o teu pé te fizer tropeçar, corta-o, lança-o de ti; melhor te é entrar na vida aleijado, ou coxo, do que, tendo duas mãos ou dois pés, ser lançado no fogo eterno“.
  4. Quando se ignora o impacto na sociedade por focar em um projeto pessoal se assimila ao pecado do egoísmo. É por isso que Jesus sempre nos ensinou a servir os demais e amar o próximo como a nós mesmos, colocando-os sobre os nossos interesses.

Bíblia neles!

Ef 5:3-4 “Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que do alto do céu nos abençoou com toda a bênção espiritual em Cristo, e nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis, diante de seus olhos”.

  • Santos – Separados. Não somos como os demais. No momento em que decidimos ser como os demais do contexto em que Jesus nos tirou deixamos de sermos santos.
  • Irrepreensíveis – Denota a eliminação de possíveis culpas. Não damos argumentos aos demais para nos julgarem.

Col 4:6 “Que as vossas conversas sejam sempre amáveis, temperadas com sal, e sabei responder a cada um devidamente”.

  • Conversa fala de uso das palavras.
  • As palavras precisam ser sábias e levadas ao amor.
  • Temperadas com sal no sentido de dar sabor na palavra de bênção que externar.

Ef 4:29 “Nenhuma palavra má saia da vossa boca, mas só a que for útil para a edificação, sempre que for possível, e benfazeja aos que ouvem”.

  • Significa Má, Podre, Corrompida.
  • A mesma palavra é usada para má nos seguintes textos:
  • Mt 7:17 “Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore produz frutos maus”.
  • Mt 12:33 “Ou fazei a árvore boa e o seu fruto bom ou a árvore e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore”.
  • Quem usa palavras “más” (torpes) se considera uma árvore má. E seus frutos sempre serão com a mesma natureza.
  • Mt 13:47-50 “O reino dos céus é ainda semelhante a uma rede que, lançada ao mar, recolhe peixes de toda espécie. E, quando já está cheia, os pescadores arrastam-na para a praia e, assentados, escolhem os bons para os cestos e os ruins deitam fora. Assim será na consumação do século: sairão os anjos, e separarão os maus dentre os justos, e os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes”.

Col 3:8 “Agora, porém, deixai de lado todas estas coisas: ira, indignação (provocar a ira ou ciúmes), maledicência (blasfêmia ou palavras com más intenções), maldade (oposto de excelência, malícia), palavras torpes (palavras desonestas) da vossa boca”.

  • Palavras torpes. AISCROLOGIA. Palavras desonestas e expressões baixas. Falar vergonhosamente.

Mt 12:36-37 “Eu vos digo: no dia do juízo os homens prestarão contas de toda palavra vã que tiverem proferido. É por tuas palavras que serás justificado ou condenado”.

  • Palavra vã. ARGOS. Estéril, Sem fruto, Negativo, Ineficaz, Sem valor e Sem sentido.
  • As palavras que saírem da sua boca será como for julgado. Pelo que elas provocaram.
User Avatar

Aldery Rocha Júnior

Casado com Janet Castillo, criado no México. Filho da Pra. Osmarina Matos e do Pr. Aldery Rocha. Neto do missionário Jorge Matos.
Hoje é Diretor do Instituto Bíblico Roccastel, Mestre em Divindidade, com Especializações nos temas da Criação, Logísticas Eclesiásticas, Torá, Antropologia Bíblica, entre outros.

Back To Top