skip to Main Content

Os tipos de evangelho

EVANGELHO – ευαγγελιον – PREGOAR/CLAMAR NOTÍCIAS NOVAS.

Quando falamos de evangelho, automáticamente pensamos em pregar de Jesus para alguém se converta. Mas não é esse o significado da palavra. Uma boa notícia pode vir de qualquer tema, inclusive dizer que depois de 3 dias intensos de chuva avisar que amanhã o Sol será visto é considerado uma BOTA NOTÍCIA. Logo, este é o evangelho do Clima.

Para os tradicionais religiosos, esta palavra deve ser usada somente para questões espirituais, mas a palavra existe desde antes da encarnação de Cristo e ela significa puramente: BOTAS NOTÍCIAS.

Nas escrituras existem vários temas de Boas Notícias, ou seja, vários temas de Evangelhos. Em outras palavras, a Bíblia ensina que as boas notícias estão separadas por temas, e eles são:

 

Evangelho do Reino

Mt 4:23 “Percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades entre o povo”.

  • Boas novas do governo de Deus.
  • Fala dos privilégios de ser parte desse governo que foi instalado na Terra.
  • É uma mensagem que ensina sobre o Poder de Deus.
  • Este evangelho não tem como alvo o novo nascimento.
  • Falar do Reino já é um tema para aqueles que buscam o sobrenatural de Deus.
  • O foco centrar deste evangelho são os benefícios de viver com Deus.

 

Evangelho da Graça

At 20:24 “Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus”.

  • Boas novas do Presente de Deus e que é para todos.
  • Este tema de notícias não fala do que acontece no Céu e nem no poder sobrenatural do Espírito Santo, e sim da oportunidade que o homem tem de se aproximar de graça a Deus.
  • Esta boa notícia é a porta pela qual depois as pessoas conhecerão a mensagem do Reino.
  • O foco central deste evangelho é que todos os benefícios que Deus tem dado foram de graça para o homem.

 

Evangelho da Salvação

Ef 1:13 “em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa”.

  • Estas notícias já esclarece com detalhes o que Deus fez para resgatar o homem.
  • Não fala do Espírito Santo e nem dos benefícios gratuitos.
  • O tema central deste evangelho é o Sacrifício de Jesus, a sua morte pelos nossos pecados e a substituição do castigo que deveria ser sobre nós.

 

Evangelho da Glória de Cristo

2Co 4:4 “nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus”.

  • Boas novas de que Cristo se sentou em seu Trono de glória e que agora ele se tornou no primeiro, e quer que nós sejamos os próximos.
  • Estas notícias fala do conteúdo de Filipenses 2, de como Jesus tomou a forma de servo, teve morte de cruz e depois ressuscitou e se sentou em Glória.
  • O foco central deste evangelho é a vitória de Cristo sobre Satanás e como hoje está sentado a destra de Deus Pai recebendo toda Glória, Honra e Poder.

 

Evangelho da incircuncisão

Gl 2:7 “antes, pelo contrário, quando viram que o evangelho da incircuncisão me fora confiado, como a Pedro o da circuncisão”.

  • As boas novas pregadas para os não judeus por Paulo.
  • Este é simplesmente o nome dado à pregação de Boas Novas de Jesus aos não judeus.

 

Evangelho da circuncisão

Gl 2:7 “antes, pelo contrário, quando viram que o evangelho da incircuncisão me fora confiado, como a Pedro o da circuncisão”.

  • As boas novas pregadas aos judeus por Pedro.
  • Este é só o nome dado ao ministério de Pedro como pregador dos Judeus.

 

Evangelho da Paz

Ef 6:15 “Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz”.

  • As boas notícias da plenitude de Deus.
  • A Paz (Shalom) não é simplesmente ausência de problemas, é na verdade, a plenitude e harmonia em todas as áreas da vida.
  • Paz é estar completo.
  • Paz é não ter dívida moral, financeira e espiritual.
  • Paz é saber que fez todos os seus deveres e pode descansar.
  • Para alcançar esta paz é necessária a preparação, uma escola, um momento na vida de aprendizado, sentar como aluno e poder receber as instruções completas sobre esta plenitude de vida.

 

Evangelizando…

Sabendo tudo isto, podemos entender que quando se lê a palavra “evangelho” na Bíblia, se refere a notícias, mas devemos saber a qual notícia está se referindo e não concluir que se trata somente de falar da morte de Cristo.

Exemplos:

Lucas 4:18 “O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos“.

Evangelizar os pobres. Logo pensamos que o ministério de Cristo é que os pobres o aceitem como Senhor e Salvador. Mas não! Está se referindo a que os pobres receberiam boas notícias e a principal delas era a LIBERTAÇÃO da atual opressão.

1P 3:18-19 “Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito, no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão“.

Este versículo cria conflito porque se entende de cara que Jesus foi pregar aos espírito para que o aceitassem como Senhor e Salvador. Esse erro é comúm porque a palavra “evangelizar” está muito mal representada em nossa mente tradicional.

O que aqui aconteceu é que Jesus foi a PREGOAR aos espíritos notícias novas. Qual seria o conteúdo dessa pregação? Existem muitos pensamentos sobre isso, que falaremos em outra classe. Mas o que queremos deixar claro é que Jesus foi evangelizar significa que Jesus foi falar uma mensagem nova.

Aprendamos a usar as palavras da forma correta e eliminemos dos nossos conceitos as tradições que interferem o completo entendimento das palavras e seus conceitos.

 

Aldery Rocha Júnior.

User Avatar

Aldery Rocha Júnior

Casado com Janet Castillo, criado no México. Filho da Pra. Osmarina Matos e do Pr. Aldery Rocha. Neto do missionário Jorge Matos.
Hoje é Diretor do Instituto Bíblico Roccastel, Mestre em Divindidade, com Especializações nos temas da Criação, Logísticas Eclesiásticas, Torá, Antropologia Bíblica, entre outros.

Back To Top