
O Paraíso do Ladrão da cruz
Muito se fala a onde foi o Ladrão da cruz quando Jesus afirmou que aquele mesmo dia estará com Ele no Paraíso.
Que PARAÍSO é esse?
“E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino. Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no PARAÍSO” Lucas 23:42-43.
Se criam muitas especulações sobre este lugar, os dois principais ensinamentos são os seguintes:
Ensinamentos Errados.
Paraíso é o Seio de Abraão.
- Se ensina de forma errada que Paraíso é o Seio de Abraão, um lugar de consolo onde os crentes em Deus iam até antes da morte de Jesus.
- Lucas 16:22 “Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico e foi sepultado“.
Paraíso é um lugar diferente do Reino.
- A base deste ensinamento errado é que quando o criminoso pediu entrar no Reino (“lembra-te de mim quando vieres no teu reino”) Jesus declarou a sua entrada no Paraíso e não Reino (“estarás comigo no PARAÍSO”).
- Se ensina que se fosse o mesmo lugar Jesus teria dito que sim. Mas Jesus não disse: “hoje estarás comigo no Reino”.
- Este ensino é fortalecido porque também se ensina de forma errada que não batizados em água não entrarão no Reino em base de João 3:5 “Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus“.
- O problema é que ignoram que o batizo em águas é só uma simbologia do batismo real: Morrer com Cristo, conforme ensinado em Romanos 6.
Para um ensinamento profundo sobre batismo acesse o nosso curso de Batismo Avançado Gratuíto. Ou faça download da nossa apostila de Batismo.
Corrigindo conceitos.
Estes dois ensinamentos estão errados e vamos explicar ponto a ponto.
- PARAÍSO em sua palavra original em GREGO É Paradeisos.
- Palavra de origem PERSA.
- PERI – ao redor + TEICOS – muralha.
- Depois se constituiu como JARDIM FECHADO ou MURADO.
- Cnt 4:12-15 “Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada. 13 Os teus renovos são um pomar (PARDEC) de romãs, com frutos excelentes, o cipreste com o nardo. 14 O nardo (mártires), e o açafrão, o cálamo (planta aquática, mortos nos mares), e a canela (aromatizante, oferta), com toda a sorte de árvores de incenso, a mirra e aloés, com todas as principais especiarias. 15 És a fonte dos jardins, poço das águas vivas, que correm do Líbano!”.
- Jardim PRIVADO do Rei.
- O rei Artaxerxes tinha um Jardim Murado (PARAÍSO).
- Ne 2:8. O Jardim, floresta privada do Rei.
- Jardim fechado. פרדס
- O Paraíso (PARADEISOS) está no TRONO DE DEUS.
- Do TRONO sai um Rio de água viva. Ap 22:1 “E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro”.
- A árvore está no meio da praça que está frente ao TRONO. Ap 22:2 “No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações”.
- A árvore está no meio do Paraíso. Ap 2:7 “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus”.
- Estes versículos nos mostram a posição exata do PARAÍSO sem especular ou criar doutrinas extra-bíblicas. O Paraíso é lugar onde está a Árvore da Vida.
- A Nova Jerusalém é o Jardim murado.
- A Nova Jerusalém é o único lugar celestial que registra muros. Sendo a praça do Trono DENTRO DA NOVA JERUSALÉM.
- Muros da Nova Jerusalém. Ap 21:12 “E tinha um grande e alto muro com doze portas, e nas portas doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel”.
- Dentro da Nova Jerusalém está a praça do Trono. Ap 21:21 “E as doze portas eram doze pérolas; cada uma das portas era uma pérola; e a praça da cidade de ouro puro, como vidro transparente. 22 E nela não vi templo, porque o seu templo é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro”.
- O trono é a base central do Reino de Deus.
- Ap 22:1-5 “E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro. 2 No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações. 3 E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão. 4 E verão o seu rosto, e nas suas testas estará o seu nome. 5 E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre”.
- Paulo confirma que o Paraíso fica NO CÉU, onde está O TRONO.
- PARAÍSO FICA NO CÉU. 2 Coríntios 12:2,4 “Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos, foi arrebatado até ao terceiro céu (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe), 4 foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir“.
- O CÉU É O TRONO DE DEUS. Atos 7:49 “O céu é o meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés; que casa me edificareis, diz o Senhor, ou qual é o lugar do meu repouso?“.
Conclusão.
Quando Jesus disse ao ladrão: “Hoje mesmo estarás comigo no Paraíso”, está falando: “Hoje mesmo estarás comigo NO TRONO DE DEUS”. Com estes versículos apresentados podemos dizer que o PARAÍSO não somente é o mesmo que o Reino, mais do que isso: O PARAÍSO é o lugar CENTRAL DO REINO.
O PARAÍSO fica dentro do Reino.
O ladrão sim entrou no Reino de Jesus, sendo que o nosso Salvador confirmou isso com a palavra “COMIGO”. Onde o Rei está É REINO.
O Ladrão foi imediatamente ao Jardim murado, na parte central do Trono que fica dentro da Nova Jerusalém.
Aldery Rocha Júnior.