skip to Main Content

Os 24 anciãos

Apocalipse 4:4,8 “Ao redor do trono, há também vinte e quatro tronos, e assentados neles, vinte e quatro anciãos vestidos de branco, em cujas cabeças estão coroas de ouro. 8 e, quando tomou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos“.

Muito se fala destes 24 anciãos e se especula a sua identidade. Quem são eles? Serão anjos? Serão pessoas que passaram pela Terra?

O ensinamento que muito se deu é que são 24 pessoas que viveram na Terra. Mas qual é a base dessa teoria?

Ensinamentos errados.

  1. Se especula somente pelo fato deles terem coroas.
  2. Quando falamos de coroas falamos de uma conquista na Terra. Apocalipse 2:10 “Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida“.
  3. Jesus prometeu sentar com ele em tronos. Mateus 19:27-28 “Então, lhe falou Pedro: Eis que nós tudo deixamos e te seguimos; que será, pois, de nós? Jesus lhes respondeu: Em verdade vos digo que vós, os que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do Homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel“.
  4. Com estes dois versículos se cria a tese de que os discípulos de Jesus estarão sentados em Tronos, sendo estes doze dos vinte e quatro.
  5. Os outros doze são as doze tribos de Israel.

Corrigindo conceitos.

Existem 2 tipos de coras na Bíblia:

👑 Coroa de um Rei.

  • Herdado.
  • Escolhido.
  • Dado.

👑 Prêmio público por um grande esforço.

  • Se Vence um desafio público.
  • A coroa é como uma taça de um campeonato.
  • Na época dos Apóstolos, os jogos romanos eram famosos, e eram usadas metáforas para falar do esforço. E as coroas mencionadas nos textos são alegorias de prêmios por vencer o campeonato da vida.
  • Mas no céu não teremos uma galeria de coroas como sapatos em nosso armário.
  • As coroas são alegorias.

Coroas na Bíblia.

👑 1. Coroa de espinhos. Jo 19:2
Essa é para quem desafia o pecado e decide ficar do lado da santidade. Esta é uma coroa de dor e sofrimento provocado pelo mundo, mas é uma coroa de alegria e satisfação provocado por Deus.

👑 2. Coroa corruptível. 1Co 9:25
Esta é a premiação dos que buscam fama nesta Terra. Recompensas que acabam e glórias passageiras não tem validez no currículo do Cristão.

👑 3. Coroa da alegria. Flp 4:1
Neste texto, Paulo nos dá a entender que a sua alegria é a sua coroa, porque está vendo que os irmãos em Cristo estão firmes na fé. Esta coroa é uma tipologia do sentimento que nós, discipuladores, temos ao ver os filhos na fé firmes em Cristo.

👑 4. Coroa de Glória 1. 1Ts 2:19-20
Paulo está muito animado e declara que o fato de que os seus discípulos estarem diante de Jesus em sua Vinda é a sua Coroa de Glória. Esta coroa é uma tipologia da alegria de ver as pessoas que evangelizou chegarem diante de Deus Eternamente.

👑 5. Coroa da Justiça. 2Tm 4:8
Esta é uma simbologia do prêmio chamado “Justificação”. Eu, para entrar nos céus, preciso ser santo, para isso, preciso ter sido justo. Mas como é impossível para mim ser justo por mim mesmo, conseguirei esse selo somente mediante Cristo. Eu, ao entrar nos céus, preciso ter sido justificado. Por isso, Paulo, fala de uma premiação de fim de carreira, e não de uma coroa literal.

👑 6. Coroa da Vida. Tg 1:2; Ap 2:10
Esta é uma simbologia da premiação de fim de carreira para aquele que morrer em Cristo, que viverá com Ele eternamente. Esta coroa representa a Vida Eterna. Não é uma coroa literal, somente uma simbología.

👑 7. Coroa da Glória 2. 1P 5:4
Esta tipologia de prêmio se refere à mudança dos nossos corpos, passando de corpos mortais a corpos glorificados.

👑 8. Coroa das doze estrelas. Ap 12:1
É uma glória exclusiva para a nação de Israel. Não importa quanto preguem contra essa nação, são escolhidos e especiais para Deus para sempre.

👑 9. Coroa de ouro. Ap 14:14
Glória exclusiva para Jesus, a ÚNICA COROA QUE É LITERAL no mundo espiritual e escatológico.

Muitos ensinam que os 24 anciãos são 12+12, 12 de Israel e 12 da igreja. É muito perigoso afirmar isso porque os 12 que representam a igreja seriam então os 12 apóstolos. Aqui temos alguns problemas:

Problema 1. Se nesse número 12 incluir Judas, então ele estaria sentado no Trono como um dos anciãos?

Problema 2. Se nesse número 12 afirmamos que se trata de Matias é o 12° então uma bola de neve de heresias é criado, porque Matías foi eleito pela sorte e debaixo de duas palavras MAL interpretadas pelo novato Pedro usando textos totalmente fora do contexto para justificar o legalismo que deveriam continuar sendo doze os “especiais”.

Problema 3. Se afirmar que o 12º é Paulo, temos o terceiro problema porque tivemos muitos mais Apóstolos além de Paulo no Novo Testamento.

Problema 4. Se ensina que as outras doze cadeiras é para as doze tribos, mas como elas estarão julgando também do lado dos supostos 12 juízes dela mesma (Israel)? Porque Jesus falou de doze cadeiras para julgar a Israel, então são doze julgando doze, os vinte e quatro anciãos estarão se julgando a si mesmos?

Forçar os 24 como representantes de 12 e 12 é muito perigoso. Até eu mesmo ensinei isso por muito tempo.

Falar que são pessoas que passaram pela terra, e que são os discípulos de Jesus porque ele prometeu q sentariam com Ele também é perigoso, porque então houveram 25 pessoas especiais que caminharam com Jesus (24 seguidores fieis que sobraram após o suicídio de Judas + Judas supondo que não foi salvo) ou 24 seguidores especiais (supondo que Judas foi salvo). Quem são estes 24 discípulos especiais que caminharam com Jesus?

Se essas pessoas foram mártires ao longo do tempo, então foram 24 pessoas que venceram publicamente algum desafio especial… Quem seriam estes somente 24 mártires que foram mais especiais do que os outros milhares de mártires?

Existem outros elementos além de coroas nos 24 anciãos.

  • Harpa.
  • Taças cheias de orações.
  • Vestes brancas.
  • São anciãos.
  • Autoridade para manusear as orações dos Santos.

Todos estes elementos são sacerdotais. Existe um Tabernáculo celestial não feito por homens, o qual o de Moisés recebeu a idéia de construir o seu.

Hebreus 9:24-25 “Porque Cristo não entrou em santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para comparecer, agora, por nós, diante de Deus; nem ainda para se oferecer a si mesmo muitas vezes, como o sumo sacerdote cada ano entra no Santo dos Santos com sangue alheio“.

O Tabernáculo de Moisés era figura do verdadeiro.

O qué tinha no Tabernáculo de Moisés?

  1. Um Sumo-Sacerdote.
  2. Sacerdotes que manuseavam as ofertas e animais do povo.
  3. 24 sacerdotes separados por turnos de 1 hora para adoração continua no Tabernáculo representando a adoração do povo de Israel. 1Cr 24.

Tudo isto era figura do Tabernáculo verdadeiro celestial ONDE MÃOS HUMANAS NÃO O TOCAM.

  1. Temos 1 Sumo-Sacerdote original: Jesus.
  2. Temos os serafins que manuseiam as orações dos povo de Deus.
  3. Temos os 24 anciãos que tem harpas e manuseiam essas orações.

Este Tabernáculo celestial requer trabalhadores nele, se é celestial não feito por homens, os seus servos também não são. Os Serafins são os que manuseiam o incenso e não vejo ninguém falar que foram pessoas que passaram ou venceram na terra.

NADA DO QUE HÁ NO TABERNÁCULO CELESTIAL É DE INTERVENÇÃO OU PARTICIPAÇÃO HUMANA.

Então, os 24 anciãos, são os originais 24 servos do templo celestial sem identidade terrena. Seres espirituais sem nomes terrenos, sem CPF… Tem coroas porque a RECEBERAM de Deus para REPRESENTAR a aqueles que foram feitos REINO e SACERDOTES (Apocalipse 5:10 “e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra“), mas também receberam uma taça, autoridade para manusear as orações dos santos, harpas, tronos e liberdade para se mover no céu, pois saíram do seu trono e se prostraram diante do Cordeiro.

As nossas coroas que estão nas promessas de Deus não são coroas de Rei, são prêmios por esforço. Prêmios por ter morrido em Cristo. Prêmios por ter decidido a santidade cada dia e ter aproveitado, crido e vivido o presente gratuito da Salvação.

E posso acreditar fortemente naquilo que o meu amigo, o Pr. Oséas Pontes, me ensinou, que eles podem ser os líderes das nações angelicais descritas em Isaías 14:12. Mas esse é outro tema. Clique aqui para saber mais do Pr. Oséas Pontes.

Com carinho Aldery Rocha Júnior.

User Avatar

Aldery Rocha Júnior

Casado com Janet Castillo, criado no México. Filho da Pra. Osmarina Matos e do Pr. Aldery Rocha. Neto do missionário Jorge Matos.
Hoje é Diretor do Instituto Bíblico Roccastel, Mestre em Divindidade, com Especializações nos temas da Criação, Logísticas Eclesiásticas, Torá, Antropologia Bíblica, entre outros.

Back To Top