skip to Main Content

João reinou sim!

Existem muitas dúvidas a respeito se João o Batista entrou no Reino ou não, e a teologia moderna tem ensinado fortemente que NÃO. Agora, para poder concordar ou discordar, devemos primeiro entender o que é Reino e vamos explicar isso de forma sucinta e direta sem interpretações pessoais, só Bíblia.

O que é Reino?

A palavra REINO tão usada no Novo Testamento provém da palavra em grego BASILEIA, que significa “governo”. Quando falamos do Reino de Deus estamos falando do Governo dele. Então vamos estar usando a palavra Governo para o Reino.

O que é Governo?

Governo é um sistema de leis reunidas para satisfazer a vontade de uma liderança específica. Por exemplo, o governo Brasileiro é um sistema de leis para satisfazer a União dos Estados no todo. No caso do Reino de Deus, é o sistema de leis espirituais que se fazem reais para que tudo funcione conforme a vontade de Deus no modo e no tempo certo.

O Reino do homem.

No início, no primeiro sistema (governo) da terra, o Homem era o Senhor dela, todas as coisas funcionavam para satisfazer a vontade do homem e ao mesmo tempo a de Deus, pois Deus colocou Adão para ensenhorear todo o planeta.

Gên 1:26-28 “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. 27 E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. 28 E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra”.

Nos textos acima, Deus deixou claro que o homem seja o regente de tudo o que se move sobre a terra, ele seria o responsável de colocar regras, limites e governo sobre todos os seres vivos.

A palavra para SUJEITAI significa “impor limites” e a palavra para DOMINAI significa “GOVERNAR NA FORÇA”.

O homem teria a responsabilidade de que todos os animais e seres da terra tivessem liberdade para se multiplicar e que tenham mantimento suficiente para a vida. Esse era o governo inicial do Homem.

O Reino de Satanás.

Satanás tinha que pegar esse Reino Humano para si, para isso teria que impor o seu senhorio sobre o homem, e para que isso acontecesse, o homem teria que renunciar ao Senhorio de Deus.

Quando o homem decidiu desobedecer a Deus e seguir as instruções do diabo ele estaria assinando um contrato onde deixava ao diabo o Reino dos Homens, logo Adão ficaria desprovido de autoridade por não ter mais posição e nem Reino.

Quando Deus chega com Adão, após o pecado, pergunta onde ele está porque este não tem mais lugar, não tem mais Reino. O medo invadiu Adão levando-o a se esconder, o grande Senhor da Terra, governador de todos os seres vivos estava agora sem autoridade, quando a autoridade é retirada o medo invade a nossa alma e decidimos fugir.

A mesma coisa aconteceu com Moisés, após ter assassinado o Egipcio teve medo e fugiu quando foi descoberto. Não importa quão príncipe fosse ou quanto acesso tivesse com Faraó, o medo e a decisão de fugir para se esconder sempre será maior para não ser punido, pois não mais tem autoridade.

Êx 2:14 “O qual disse: Quem te tem posto a ti por maioral e juiz sobre nós? Pensas matar-me, como mataste o egípcio? Então temeu Moisés, e disse: Certamente este negócio foi descoberto. 15 Ouvindo, pois, Faraó este caso, procurou matar a Moisés; mas Moisés fugiu de diante da face de Faraó, e habitou na terra de Midiã, e assentou-se junto a um poço”.

Adão cheio de medo se escondeu de Deus, percebeu a sua nudez, em outras palavras, percebeu que não tinha mais vestes de autoridade por ter perdido o Reino.

Satanás agora seria o governante de tudo, isso fica claro na tentação de Jesus:

Mt 4:8 “Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. 9 E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares”.

Satanás ofereceu a Jesus todos os reinos da terra, em resumo, ofereceu o Reino dos Homens. Se o diabo conseguiu oferecer como tentação a Jesus, é porque o Reino dos Homens era dele.

O Reino de Deus.

Primero quero deixar claro que Reino dos Céus e Reino de Deus é a mesma coisa. Os teólogos gostam de complicar as coisas e criar conceitos porque querem achar uma aranha debaixo de toda pedra.

Reino dos Céus é nome dado ao sistema de Governo de Deus baseado na sua LOCALIZAÇÃO, ou seja, o Reino já está instalado nos Céus. Logo, recebe esse nome porque estamos nos referindo ao sistema de leis dos Céus.

Reino de Deus é nome dado ao sistema de Governo de Deus baseado no GOVERNANTE, ou seja, o Reino dos Céus pertence a um Rei: a Deus. Logo o Reino dos Céus é o Reino de Deus.

Se perguntarmos qual é a diferença entre o Reino da Rainha Elizabeth e o Reino da Inglaterra, veremos que a resposta é: NÃO HÁ DIFERENÇA.

O único ponto a ser considerado aqui é que o Reino de Deus (ou dos Céus) está sendo instalado em novas localizações: a Terra. Mas continua sendo Reino de Deus ou Reino dos Céus na Terra.

João Batista e Jesus declararam que o Reino de Deus teria chegado na Terra:

Mt 3:1 “E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia, 2 E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus”.

Mr 1:14-15 “Veio Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho do reino de Deus, 15 E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus é chegado. Arrependei-vos, e crede no evangelho”.

Jesus começou a ensinar sobre o Reino, mas não de um Reino distante ou milenar escatológico, e sim do sistema de Leis que Deus usa no seu governo para dar soluções de liberdade e poder ao homem para recuperar o seu lugar. Ele começa com as parábolas para que as pessoas entendessem como funciona esse governo o como é o coração do seu Governante: “Porque o Reino dos Céus é semelhante a…”.

Nascer da água e nascer do Espírito.

Um dos requisitos dados por Jesus para entrar nesse Governo é que era necessário nascer da água e do Espírito:

Jo 3:5 “Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus”.

Estes dois requisitos, nascer da água e do espírito, trazem muita confusão se são mal ensinados hoje nas igrejas e inclusive juízo sobre pessoas. Fico muito triste quando vejo que a teologia moderna está colocando julgo onde Jesus trouxe redenção.

Nascer na água fala da lavagem do pecado, eliminando o velho homem e regenerados para então, poder ser renovados pelo Espírito Santo.

Tit 3:5 “Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo”.

Essa lavagem é representada no Batismo nas águas, mas o Batismo em si não tem poder algum, somente é uma representação daquilo que já aconteceu em nosso coração como descrito em Romanos 6:1-8, sendo o Batismo somente uma tipologia (semelhança) de morrer literalmente com Jesus. Um exemplo claro de morrer com Jesus foi o ladrão da cruz, quem além de declarar a Jesus como Rei, ele morreu com ele para uma vida nova, ou seja, foi batizado.

O Batismo é uma nova vida em Jesus, só que nós não morremos literalmente, o fazemos na SEMELHANÇA DA SUA MORTE (Rm 6:5).

Nascer do Espírito é sermos renovados pelo Espírito Santo (Tit 3:5), termos essa comunhão com esse Espírito Divino e sermos transformados à sua vontade. Em outras palavras, sermos cheios do Espírito Santo.

Pelos 2 requisitos de Jesus, nascer da água e nascer do Espírito muitos ensinam que João o Batista não entrou no Reino porque afirmam que ele não cumpriu esses requisitos, ensinando que o Espírito Santo só teria liberdade de vir sobre a vida de alguém após a morte de Cristo, e como João morreu antes disso, logo ele não teria desfrutado da possibilidade do novo nascimento espiritual. Vamos ver se isso é verdade.

João e o Reino.

  • João era o pregador do arrependimento, o requisito principal para entrar no Reino (Mt 3:1,11; 6:10; Mc 1:15).
    • Ele materializou o arrependimento em Batismo em águas, dele surge a simbologia de morrer à velha vida com a imersão nas águas. Até antes disso o batismo era a circuncisão (Col 2:11-12), então João o Batista teve sim o seu ministério marcado pelo Batismo em águas.
    • João o Batista já nasceu consagrado e com o foco de estar despojado do velho homem desde o seu nascimento (Lc 1:15), quando Deus pediu para não se contaminar e realizar o voto de não beber vinho durante toda a sua vida.
    • João possivelmente era essênio, uma das 3 filosofias do judaísmo que mais prezava pela consagração e separação dos prazeres do mundo e corrupção.
  • João nasceu cheio do Espírito Santo.
    • Lc 1:15 “Porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe”.
    • Aqui é onde todos os argumentos de que João não entrou no Reino porque não nasceu do Espírito caem por terra, porque ele JÁ NASCEU DO ESPÍRITO desde o seu ventre.
    • João não teria que esperar Jesus morrer para receber o Espírito Santo, ele já recebeu esse presente desde o bebê, o que nunca tinha acontecido com nenhum outro homem na história da humanidade.
  • João é o maior dos homens.
    • Mt 11:11 “Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João o Batista…”.
    • João recebe o nascimento da água e do Espírito desde o ventre, algo que nenhum outro profeta desfrutou.
    • Todos os demais profetas da antiguidade eram possessos pelo Espírito Santo, mas com a mesma facilidade que vinham saiam. Era um grande esforço para manter o Espírito Santo relacionado com alguém e sempre sobre uma pessoa.
    • Por esta razão, João se destaca e desfruta de um poder que nenhum outro teve: o Espírito Santo toda a sua vida.
  • João o menor do menor do Reino.
    • Mt 11:11 “…mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele”.
    • Este texto é uma das bases para ensinar que João não entrou no sistema de Governo de Deus, porque se ensina que o menor do menor é alguém que está fora.
    • Mas este texto não está falando de quem está fora ou dentro, e sim de tamanho em cumprir as regras do Reino. Porque ser menor ou maior não se trata de estar dentro ou fora, e sim de obedecer ou desobedecer.
    • Será chamado o menor no Reino aquele quem violar o mandamento e ensinar errado. Mt 5:19.
    • Será chamado o maior no Reino aquele que praticar e ensinar o certo. Mt 5:19.
    • Então o texto de Mateus 11 não fala se ele está fora ou não. E sim que o menor do Reino é maior do que ele, mas qual o motivo?
    • João recebeu um presente, uma dádiva, o nascimento da água e do Espírito Santo sem esforço algum. João fez nada para ganhar isso, e o recebeu como dádiva e decisão divina. Logo, qualquer outro membro do Reino, seja o menor, precisaria fazer UM MÍNIMO DE ESFORÇO para entrar nele, precisaria crer, precisaria se comportar em obediência conforme as leis de Governo de Deus, ou seja, o cristão mais rebelde e que tem mais problemas para obedecer a Deus fez um esforço maior do que João. Por isso João é menor do que o menor (desobediente) do Reino.
  • Vemos claramente que João cumpria todos os 10 requisitos para participar no Governo de Deus.

João o Batista sim nasceu da água e do Espírito como alguém muito especial. Um homem digno de admiração. Se está se perguntando quais são esses 10 requisitos, saiba que essa é outra história.

Deus abençoe grandemente.

Aldery Rocha Júnior.

User Avatar

Aldery Rocha Júnior

Casado com Janet Castillo, criado no México. Filho da Pra. Osmarina Matos e do Pr. Aldery Rocha. Neto do missionário Jorge Matos.
Hoje é Diretor do Instituto Bíblico Roccastel, Mestre em Divindidade, com Especializações nos temas da Criação, Logísticas Eclesiásticas, Torá, Antropologia Bíblica, entre outros.

Back To Top