
Grávidas no Arrebatamento
Esclarecimento.
É importante esclarecer que o tema “Grávidas no Arrebatamento” é diferente do tema “Grávidas na Grande Tribulação”.
Nós ensinamos firmemente que o arrebatamento será 7 anos antes da Vinda de Jesus para reinar por 1000 anos, sendo a Grande Tribulação aos 3 anos e meio desse período.
Razão da polêmica do tema.
O tema surgiu diante da pergunta: No momento do arrebatamento, as crianças (fetos) que estiverem ainda no ventre serão também arrebatadas ou ficarão para completar a gravidez?
Perguntas:
Fetos arrebatados.
- Se a criança for arrebatada com a igreja, Deus terá executado um aborto?
- E todas as crianças que nascerem após isso também serão arrebatadas?
- Jesus disse em Mateus 24 “ai das grávidas”, como é que serão arrebatadas se Jesus menciona as grávidas em um ambiente de Tribulação?
Fetos não arrebatados.
- Pensando que os fetos fiquem no ventre na hora do arrebatamento, Deus estaria condenando essa criança?
- Se um feto não sobe no Arrebatamento, quer dizer que ele entra na lista dos pecadores e que o seu nome foi apagado do livro?
Bebê pecador ou inocente?
Vamos a colocar a nossa posição teológica sobre este ponto, se uma criança, ao nascer, já nasce em pecado ou se torna pecadora.
Alguns teólogos ensinam que as crianças já nascem pecadoras usando os seguintes argumentos:
- Sl 51:5 “Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe”.
- Inclusive em algumas versões mal trazidas, a segunda parte diz: “sou pecador desde a minha concepção”.
- Este texto se usa para afirmar que o pecado já faz parte da vida humana desde o nascimento, logo, a condenação por causa do pecado de Adão.
- Como a concepção é no momento do óvulo ser fecundado, o pecado já está presente desde a gravidez.
- O problema desta base teológica é que está se ensinando que o pecado de Adão trouxe culpa sobre a sua descendência, afirmando assim que O FILHO ESTÁ LEVANDO O PECADO DO PAI, uma afirmação que contraria explicitamente o texto de Ez 18:20 “A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai levará a iniquidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele”.
- Não posso jamais ensinar que UM FILHO É CULPADO E CONDENADO pelo pecado que o seu pai cometeu.
- Este texto de Salmo 51, quando fala que em “em pecado fui concebido” está se referindo a um contexto isolado da mãe de Davi em seus problemas familiares, mas não em um contexto do “pecado original de Adão”.
- Rm 3:12 “Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só”.
- Texto usado para afirmar que não há alguém que tenha a capacidade de fazer o bem, ou seja, todos os seres humanos fazem o que é errado, logo, todos pecam, incluindo os bebês e fetos.
- Esse versículo pego de forma isolada ensina sim que não há um ser humano que possa fazer o bem, mas não é o contexto.
- O contexto fala de pessoas com conhecimento da Lei, homens que falam maldições e amarguras, tomam decisões de miséria e destruição. Com isso, os bebês e fetos NÃO PODEM ENTRAR NESSA CONDIÇÃO, pois um bebê ainda é uma folha em branco, sem conhecimento e entendimento.
- Rm 3:23 “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”.
- O texto é usado para afirmar que todo ser humano pecou, isso inclui bebês e fetos.
- Desde o versículo 20 está se referindo a pessoas que conhecem a Lei de Deus e ainda assim decidiram pecar. Por isso, um bebê e um feto NÃO PODEM ENTRAR NESSA CONDIÇÃO, pois não conhecem as leis de Deus para entender e rejeitá-las.
- Rm 5:12 “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram”.
- Este texto é usado para ensinar que o pecado passou para toda a humanidade desde o início da vida de uma pessoa.
- Se ensinarmos que a CONDENAÇÃO DO PECADO entrou para todos, e todos somos culpáveis do pecado, estaremos ensinando que o filho pode levar o pecado do pai, contrariando o texto já explicado de Ezequiel 18:20.
- Este texto não fala que a CONDENAÇÃO do pecado passou para toda a humanidade, e sim O CONVITE DO PECADO (Gn 4:7), a POSSIBILIDADE do pecado em cada decisão. Mas cada alma decide pecar, e A ALMA QUE PECAR, ESSA MORRERÁ (Ez 18:20).
- Por isso, um bebê e um feto não têm a capacidade de pecar por decisão e rejeição explícita a Deus, por isso NÃO PODEM ENTRAR NESSA CONDIÇÃO.
- Sl 58:3 “Alienam-se os ímpios desde a madre; andam errados desde que nasceram, falando mentiras”.
- Este texto é usado para ensinar que todo nascido peca desde o nascimento. Apesar de tentar entender a teologia de que somos pecadores desde a concepção, existe um grande debate se o pecado começa só no nascimento ou se é desde a fecundação do óvulo, pois este versículo é claro que é desde o nascimento, deixando os fetos fora.
- Se um bebê é condenado e um feto inocente, então a culpa teria que vir desde o nascimento. Como separar um feto de um bebê em tema de condenação? Qual motivo provocaria CONDENAÇÃO a um bebê na hora do parto, que ele estava protegido e INOCENTADO no ventre?
- 1Co 7:14 “Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos”.
- Este texto é usado para afirmar que o filho de uma mãe não cristã é impuro, sendo “impuro” alguém pecador e sem acesso aos privilégios da Salvação.
- Este versículo tem um contexto cultural. Para um judeu, uma criança de filhos não crentes de Deus é considerado impuro, não no contexto de Salvação do inferno e sim para recebimento das bênçãos de Deus.
- Somente após os rituais de purificação uma criança é considerada pura, mas isso não é aplicado no contexto de Salvação e sim em um ponto de cultura. Assim como uma mulher era impura na menstruação ou uma mulher sem marido era considerada incompleta para alguns acessos por não ter cobertura.
- O tema é um contexto completamente cultural, pois uma mulher deixada e abandonada gerava impureza e vergonha no lugar. Paulo está pedindo para não abandonar os descrentes para não gerar tal vergonha. Assim também, as crianças não serão consideradas impuras pelas decisções de casamento dos pais.
- Este texto não se refere à condenação ao inferno das crianças de mães descrentes, e sim a um contexto familiar da localidade.
- Jo 3:18 “Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus”.
- Este texto é usado para ensinar que uma criança não pode crer em Jesus, por isso, não pode ser salva. Não pode Reinar e nem pode ser “Vencedora”.
- O problema é que ignoram que a necessidade por Jesus é só para aqueles que pecaram. Nos seguintes parágrafos vamos falar sobre a INOCÊNCIA DAS CRIANÇAS.
Nós já temos uma posição bem diferente do assunto. Ensinamos que uma criança é INOCENTE, sem culpa e sem condenação desde a sua fecundação ATÉ o momento em que conscientemente rejeita a mensagem da cruz.
Existe, inclusive, a teoria de que os dentes de leite caem quando uma criança começa a pecar. Esta errada doutrina bíblica e biológica está baseada no texto de Gn 49:12 “Os olhos serão vermelhos de vinho, e os dentes brancos de leite”. Este texto é uma profecia sobre Jesus, mas não está se referindo ao material dos dentes, e sim à cor. Se ensinar que os dentes são de material leite, também terá que ser ensinado que o material dos olhos é de vinho. Não podemos pegar uma tipologia por partes, porque contradiz a lógica da interpretação. Jesus, no momento da sua morte tinha dentes brancos, mas os olhos vermelhos pelos traumas corporais sofridos no dia da cruz.
Qual base bíblica posso usar para ensinar que uma criança é inocente?
- Ez 18:19-20 “Mas dizeis: Por que não levará o filho a iniquidade do pai? Porque o filho procedeu com retidão e justiça, e guardou todos os meus estatutos, e os praticou, por isso certamente viverá. 20 A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai levará a iniquidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele”.
- Nenhum filho, POR MAIS PECADOR QUE SEJA O PAI COMO ADÃO, levará o pecado do pai.
- Isso se refere a CULPA QUE TRAZ CONDENAÇÃO. O próprio texto afirma o tema da condenação de morte pelo pecado.
- O texto de Romanos 5:12, que diz que o pecado entrou no mundo, não se refere à condenação e sim AO CONVITE, logo, se o filho NÃO PECAR, será considerado inocente.
- Uma criança tem a natureza do Reino.
- Mt 19:14 “Então disse Jesus: “Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas”.
- Mt 18:2-4 “Chamando uma criança, colocou-a no meio deles, disse: Eu lhes asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos céus. Portanto, quem se faz humilde como esta criança, este é o maior no Reino dos céus”.
- Mt 18:6-7 “Mas se alguém fizer tropeçar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe seria amarrar uma pedra de moinho no pescoço e se afogar nas profundezas do mar. Ai do mundo, por causa das coisas que fazem tropeçar! É inevitável que tais coisas aconteçam, mas ai daquele por meio de quem elas acontecem!”.
- Uma criança erra por culpa dos adultos.
- Só é possível tropeçar depois de crer em Jesus.
- Um bebê e um feto não podem ainda ter a consciência de crer em uma mensagem que combate a lógica do mundo.
- Sl 139:16 “Os teus olhos viram o meu embrião; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia”.
- GOLEM – Hebraico: Feto ou embrião.
- Este texto fala da formação do corpo humano ainda informe, esse estágio é o feto no ventre da sua mãe.
- Deus está dizendo que o feto teve já os olhos de Deus sobre ele e que Deus já planejou a sua vida ainda antes do nascimento.
- Este texto COLOCA UM FETO em condição de criatura conectada a Deus, sem NENHUMA TRANSGRESSÃO e sem nenhuma CULPA.
- Com isto, temos um tempo INICIAL para afirmar que a INOCÊNCIA SEM CULPA DE PECADO COMEÇA DESDE O EMBRIÃO.
Até qual idade é inocente?
Tgo 1:14-15 “Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. 15 Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte”.
O pecado só é CHAMADO PECADO depois de:
- Provocar tentação pela concupiscência individual.
- Receber conscientemente a tentação.
- Entender conscientemente que é pecado DIANTE DE DEUS.
- E só depois de consumir o pecado TRAZ a MORTE.
Estamos falando aqui de que o pecado primeiro é tentado diante da concupiscência de cada indivíduo, ou seja, uma pessoa SÓ PODE ENTRAR NA LISTA DE POSSÍVEL PECADOR se tiver gerado alguma concupiscência.
Concupiscência – Inclinação e desejo por algum pecado para prazer da carne contrário à vontade de Deus.
Com isto, podemos afirmar que não qualquer pessoa nascida pode se encaixar como possível pecador. Com qual idade uma pessoa começa a gerar concupiscência? Quando começa a colocar os desejos naturais do corpo como adversários do que é certo. Isso acontece, normalmente, na adolescência.
Uma criança, apesar de fazer pirraça, desobedecer aos pais desde o estágio de bebê não é considerado pecado, pois essas atitudes são instintivas e não consumações de pecado diante de tentações daquilo que é certo ou errado. Por isso, podemos afirmar que uma pessoa é inocente de qualquer maldição e morte espiritual DESDE A SUA FECUNDAÇÃO até a sua BATALHA DE CONSCIÊNCIA que acontece maiormente na adolescência.
Agora, que temos uma linha de entendimento sobre inocência e culpa, podemos entrar no tema da mãe grávida no momento do arrebatamento.
O arrebatamento será o momento em que TODOS OS QUE NÃO SÃO CONDENADOS irão subir e se encontrar com Jesus para o evento das Bodas na Nova Jerusalém FINALIZANDO O PERÍODO DA GRAÇA, ou seja, finaliza o período em que os homens tem acesso a Deus só crendo em Jesus, depois disso, para qualquer pessoa pecadora, só poderá estar com Deus se pagar com a sua própria vida morrendo sendo mártir.
Até o dia do Arrebatamento o período da Graça ainda é aplicado, para os que pecaram, precisarão crer em Jesus para ser parte do evento. Para os fetos e crianças o passe é livre, pois DELES É O REINO DOS CÉUS (Mt 18:2-4; 19:14).
Uma mãe é um ser adulto, logo precisa crer em Jesus para ser salva. Somente as mulheres grávidas que creram em Jesus subirão no dia do Arrebatamento. O filho de uma mãe grávida cristã subirá também nesse dia, pois a sua alma, em tema de condenação, NÃO DEPENDE DOS PAIS. É inocente até o seu primeiro pecado.
Uma mãe grávida que não acreditou em Jesus NÃO SUBIRÁ no arrebatamento, pois a sua alma está condenada. Mas e o filho? O filho dessa mãe não tem culpa da condenação da mãe, logo será arrebatada e salva sem a mãe. Isso não pode ser considerado um aborto da parte de Deus, e sim UM RESGATE E LIVRAMENTO pela Graça.
Quando o Arrebatamento tiver acontecido, o período da Graça terá terminado, começando o período da última semana de Daniel, onde começarão as perseguições para os novos convertidos e os Judeus. Com isto, as novas grávidas pós-arrebatamento NÃO TERÃO SUA GRAVIDEZ interrompida, pois o PERÍODO da Graça já não aplica mais para elas. Os novos bebês terão que crescer nesse tempo de luta. Por isso, Jesus ele adverte que serão tempos difíceis para as grávidas e as mulheres judias que estejam amamentando, porque serão perseguidas (Mt 24).
Deus abençoe grandemente.