skip to Main Content

Vale de Geena (Inferno)

[stars_rating_avg]

Primeiro devemos entender corretamente os termos e as suas origens.

Existia um lixeiro comum chamado Geena fora das portas de Jerusalém. Este lixeiro, pelo excessivo conteúdo era tratado com fogo. Era tanto o lixo que sempre era depositado que o fogo era constante e permanente até nas épocas frias.

Esse lugar começou a se converter no destino de tudo o que era indesejado, além de lixo, dejetos, até partes amputadas do corpo eram jogados lá.

Se alguém morresse e fosse jogado lá era considerado uma terrível humilhação.

Jesus menciona que é melhor um membro que provoca pecado fora do que todo o corpo queimado. Neste lugar, começaram a jogar enxofre para agilizar o processo do fogo. Por isso, mas referências culturais, o lugar dos indesejados era de fogo eterno e enxofre.

Hoje esse lugar não está ativo e os métodos modernos substituíram esse sistema.

Jerônimo, quando fez a tradução da Vulgata (tradução da Bíblia ao Latim) colocou a palavra INFEROS (lugares baixos) para todos os lugares de mortos mencionados tanto no hebraico como no grego. Depois se modificou a palavra para “Inferno”.

As palavras para lugar de mortos em hebraico é SHEOL e em grego HADES.

Estas duas palavras falam do lugar de mortos, mas um lugar que tinha dentro dele uma distinção para bons e maus, justificados pelo sacrifício de animais, segundo a lei de Moisés.

O problema da Palavra “inferno” é que ela não é uma correta tradução para Sheol ou Hades, pois inferno recebeu o significado de Geena, um lugar de humilhação e castigo eterno. Por isso, muitas bíblias trazem esta confusão, pois no Hades ou no Sheol era um lugar tanto para bons em consolo, como para os maus em tormento.

Na Bíblia não temos a palavra “inferno”, pois isso é uma herança da Vulgata, uma tradução criada pela e para a igreja católica, para retratar um destino de castigo geral, para bons e maus, um lugar retratado em tantas novela da literatura como a Divina Comédia.

Apocalipse vai dizer que o Hades será lançado no Lago de Fogo.

Ap 20:14 “E a morte e o HADES foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte”.

O Hades é um lugar onde os mortos vão. Lc 16 diz que os bons são consolados e os maus atormentados.

A história do Rico e Lázaro não é uma parábola, pois estas existem para representar temas do Reino. O Hades tinha essa separação, os consolados e os atormentados, e Jesus, na sua morte veio e levou os consolados com Ele. Então hoje o Hades é só destino para os maus (atormentados) diante de Deus.

O lago de Fogo é outro lugar, que aguarda a todos e a tudo que for achado contra a Deus no Juízo Final.

Primeiro, o Anticristo e o Falso Profeta serão os primeiros em ir para o Lago de Fogo, depois Satanás, e depois o Hades e todos os demais julgados. AP 20:11

Então, respondendo a pergunta: é verdade que o às pessoas do Inferno clamam por perdão?

  1. Não existe o inferno.
  2. Se estão se referindo ao Lago de Fogo, não tem ninguém lá ainda.
  3. Se estão se referindo ao Hades, é Bíblico afirmar que clamam por apaziguar a dor como descrita na história Bíblica mencionada acima que o rico pediu uma gota de agua.

 

Aldery Rocha Júnior.

Aldery Rocha Júnior

Casado com Janet Castillo, criado no México. Filho da Pra. Osmarina Matos e do Pr. Aldery Rocha. Neto do missionário Jorge Matos.
Hoje é Diretor do Instituto Bíblico Roccastel, Mestre em Divindidade, com Especializações nos temas da Criação, Logísticas Eclesiásticas, Torá, Antropologia Bíblica, entre outros.

Carrinho
Back To Top