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Dicas de liderança

  • A maneira como o líder administra o dinheiro da igreja.
  • Como se relaciona com o sexo oposto.
  • Como trata a esposa e filhos.
  • Como trata as pessoas que o servem.
  • O conteúdo das conversas informais.
  • Como trata aos ricos e aos pobres.
  • Como se comporta quando está sozinho.
  • Como lida com as finanças e com os seus negócios.
  • É pontual nos seus compromissos.
  • Como reage a oposição.
  • Como reage ao pecado com indignação.
  • Ajuda o líder a conviver com as pressões do exercício da liderança.
  • Contribui para que o líder veja as coisas em perspectiva, impedindo-o de fazer tempestade em copo de água.
  • É lubrificante social. “O riso compartilhado cria um vínculo de amizade e o riso é a menor distância entre duas pessoas”.
  • Líderes bem humorados gozam de uma vida saudável, pois existem muitos benefícios físicos de uma boa risada cheia de alegria genuína.
  • Facilita o bom andamento da organização.
  • Evite o estresse da espera obrigatória.
  • Não dá brecha para críticas desnecessárias.
  • Torna-se um exemplo positivo a ser seguido.
  • Tem autoridade para exigir pontualidade de todos.
  • Demonstra senso de organização.
  • Revela compromisso com excelência.
  • Procure um médico e submeta-se a um exame físico completo.
  • Inicie sua jornada rumo a um estilo de vida mais saudável (Alimentação, prática de exercícios e descansos).
  • Leia livros ou faça um curso sobre como administrar o seu tempo em potencial. Não seja escravo do relógio, calendário e agenda.
  • Deixe de ser perfeccionista (Espere pela excelência e nunca pela perfeição).
  • Aprenda a lidar com os seus diversos compromissos (Delegue, trabalhe com equipes, planeje de forma mais eficaz, use a informação e a tecnologia de forma mais inteligente).
  • Aprenda a dizer não. Você não pode ser tudo para todos. Escolha os projetos que levará até o fim, as tarefas que executará e as causas que defenderá.
  • Faça intervalos que reponham sua energia.
  • Encontre equilíbrio em sua vida. Faça outras coisas além de trabalhar.
  • Fique longe de relacionamentos destrutivos.
  • Fadiga crônica sem causa orgânica.
  • Depressão. Nada o anima e não consegue se lembrar da última vez que se entusiasmou.
  • Deterioração de seu desempenho no trabalho.
  • Atitude distanciada de desleixo.
  • Ceticismo e desesperança. Só enxerga defeitos e nunca mais as qualidades nas pessoas. Não diz mais obrigado, Não acredita mais em ninguém.
  • Impaciência, irritabilidade e raiva. Explode por detalhes mínimos que antes passavam desapercebidos.
  • Leia bons livros sobre oratória ou homilética.
  • Faça um cursinho de português.
  • Procure ler em voz alta.
  • Consulte sempre um bom dicionário de português.
  • Grave e filme suas preleções e corrija seus erros de português e a sua postura no púlpito.
  • Treine sua dicção.
  • Exercite-se em resumir textos grandes em poucas linhas e palavras.
  • Treine diante do espelho.
  • Peça para que alguém que sempre lhe ouve anote seus erros a fim de que você os corrija.
  • Observe a forma como os grandes oradores usam a voz.
  • Seja bem-sucedido no seu lar.
  • Busque e seja digno da ajuda divina.
  • Jamais comprometa sua honestidade.
  • Lembre-se das pessoas envolvidas.
  • Ouça os dois lados antes de julgar.
  • Procure se aconselhar com os outros.
  • Defenda os ausentes.
  • Seja sincero e firme.
  • Desenvolva uma nova habilidade por ano.
  • Planeje o trabalho de amanhã.
  • Ocupe-se enquanto espera.
  • Mantenha uma atitude positiva.
  • Tenha senso de humor, pois este lubrifica as engrenagens do relacionamentos.
  • Seja organizado pessoal e profissionalmente.
  • Não tenha medo dos erros, tenha temor apenas da falta de criatividade para se resolver.
  • Facilite o sucesso dos subordinados.
  • Ouça o dobro do que fala.
  • Concentre todas as habilidades no trabalho presente, sem se preocupar com o próximo emprego.
  • Mantenha-se sempre acessível.
  • Reconheça, ame e valorize os seus liderados.
  • Seja sensível.
  • Saiba que precisa buscar mais de Deus hoje.
  • Deus.
  • Seu cônjuge.
  • Filhos.
  • Pais.
  • Amigos
  • Superiores.
  • Liderados.
  • Médico.
  • Professor.
  • Como você reage às situações mais difíceis na vida (vs. 1).
  • A expressão facial é o espelho da nossa alma (vs. 13).
  • O dia do irritado é sempre sofrimento (vs. 15).
  • Toda pessoa irritada é tóxica (vs. 18).
  • O verdadeiro líder não foge do problema, mas viabiliza soluções (Lc 12:12-13).
  • O verdadeiro líder não centraliza, mas delega e confia no trabalho dos liderados (Mc 6:39-44).
  • O líder não espiritualiza o que não é para ser espiritualizado como a fome da multidão.
  • O segredo da liderança eficaz está no equilíbrio entre “o que vejo” e “o que sinto”. Pois Jesus viu uma grande multidão e compadeceu-se dela.
  • O líder faz pergunta com intenção de ensinar. “Onde compraremos pães?
  • Pratique o princípio da ordem no exercício da sua liderança. “Fazei-os assentar em grupos de cinquenta”.
  • Almoce com o liderado e sua família num dia comum.
  • Como forma de reconhecimento, faça um elogio aos seus liderados em público.
  • Dê um presente-surpresa demonstrando gratidão pela dedicação do discípulo.
  • Patrocine um curso que agregue valor na sua profissão e o faça crescer.
  • No final do ano, gratifique premiando o liderado que se destacou em disciplina, eficiência, produtividade, etc.
  • Em tempo de crise são necessários novos  sonhos.
  • O seu ministério é moldado por seus sonhos.
  • Quem sonha, sempre encontra novos caminhos para realizar a sua missão.
  • Todo ministério começou através do sonho de alguém.
  • As matérias primas dos sonhos sempre foram a fé e a esperança.
  • Para que os sonhos se concretizem, alguém se sacrifica trabalhando.
  • Você é do tamanho do seu sonho.
  • Você só chega até onde os seus sonhos chegam
  • Os sonhos alimentam a vida. Quem deixa de sonhar, perde a razão de continuar vivendo.
  • A maneira como o líder administra o dinheiro da igreja.
  • O conformismo leva à estagnação.
  • O conformismo é tão danoso quanto à incredulidade.
  • O conformismo é a evidencia de uma vida insignificante.
  • O conformismo é a evidencia de uma vida sem propósito, sem visão, sem paixão e sem projeto.
  • O meu lema deve ser: “Agradecido sempre, conformado nunca”.
  • Por detrás de um grande homem está um “sonhador”.
  • Quanto maior forem os sonhos, maiores serão os desafios a serem superados.
  • Vença os obstáculos internos: Medo, complexo de inferioridade, pessimismo, conformismo, dúvida, pecado, etc.
  • Vença os obstáculos externos: Forças espirituais, pessoas que não querem ver a nossa vitória, rotina e tempestades da vida.
  • É um retrato mental claro quanto ao futuro.
  • É ter um vislumbre do seu propósito de vida.
  • É a evidencia de que o líder sabe para onde vai e porque está indo.
  • É um sonho gerado por Deus no coração do homem.
  • Simplificação. O líder deve ser capaz de explicar a sua visão em poucos segundos.
  • Difícil mas não impossível. Se fosse fácil, alguém já teria feito.
  • Deve beneficiar o reino de Deus, não a sua própria autoestima.
  • Deve estar fundamentada em um chamado pessoal de Deus. Não é uma boa ideia, deve ser uma instrução direta do Altíssimo para o seu coração.

Ouve as pessoas procurando compreendê-las (empatia).

  • Sabe, por um tempo, deixar o seu mundo para se preocupar com o mundo do outro.
  • Nunca é indiferente às lágrimas daqueles que sofrem.
  • Está sempre pronto para oferecer ao próximo uma mão solidária.
  • É capaz de se alegrar com os que se alegram e chorar com os que choram.
  • Sempre tem uma palavra de consolo.
  • Dar atenção a uma criança, pegando-a no colo.
  • Parar para atender um mendigo.
  • Lembrar do aniversário do discípulo.
  • Deixar um bilhete com uma palavra de incentivo.
  • Aproveitar uma oportunidade para agradecer o liderado.
  • Reconhecer publicamente o valor do liderado.
  • Demonstrar apreço.
  • Descobrir o poder das pequenas coisas.
  • Elas gostam de se sentir especiais, por isso faça elogios sinceros (Mt 8:10).
  • Elas desejam um futuro melhor, por isso mostre-lhes esperança (Jo 4:13-14).
  • Elas desejam direcionamento, por isso seja o navegador (Jo 10:4).
  • Elas são egoístas, por isso fale primeiro às necessidades delas (Jo 4:14-16).
  • Elas se sentem desanimadas emocionalmente, por isso encoraje-as (Mc 5:35-36).
  • Elas desejam sucesso, por isso ajude-as a vencer (Jo 16:33).
  • Cuidado para que a crítica não se torne um ataque pessoal.
  • Não espere eliminar totalmente a reação defensiva.
  • Não critique alguém que não merece.
  • Faça uma observação de fatos de forma objetiva, sempre existem dois lados da história.
  • Consulte o seu coração. Não se deixe levar pela raiva, traição ou situação.
  • Escolha o melhor momento.
  • Escolha o melhor lugar.
  • Discorde com diplomacia quando estiver em público sem expor ou humilhar ninguém.
  • Condene a obra e não o autor.
  • Seja diplomático com humor e criatividade.
  • Faça perguntas.
  • Comprometa-se com a medida corretiva, peça ao liderado uma sugestão para solução.
  • Faça um comentário positivo após a crítica.
  • Não mude de assunto.
  • Ouça com atenção.
  • Planeje o seu tempo.
  • Faça diferença entre urgente e importante.
  • Não perca tempo com bajuladores.
  • Não procrastine.
  • Aprenda dizer “não” de uma forma educada e assertiva.
  • Concentre-se.
  • Elimine o tempo não produtivo.
  • Divida o trabalho.
  • Um tempo para você.
  • Excesso de tempo em conversações.
  • Consolidação insuficiente de conclusões.
  • Sou dono do meu tempo. Ele só depende de mim.
  • O liderado sempre pode me esperar.
  • Nunca vou me tornar escravo do relógio.
  • Não vejo diferença entre o urgente e o importante.
  • Eu faço o meu tempo, os outros devem fazer o seu tempo em função ao meu.
  • Pela posição que ocupo, não preciso dar satisfação do meu tempo para ninguém.
  • Pelo meu grau de responsabilidade perante a igreja ou empresa, não tenho condições de planejar o meu tempo.
  • Falta de planejamento.
  • Falta de Informações eficientes.
  • Falta de disciplina no cumprimento da agenda.
  • Falta de definição clara de objetivos na execução das tarefas.
  • Falta de delegação.
  • Transforma desvantagens em vantagens.
  • É capaz de enxergar possibilidades onde os outros só enxergam dificuldades.
  • Tem senso de humor, por isso enxerga as coisas não perspectiva certa.
  • Não desiste com facilidade.
  • Não se deixa contaminar pela forma de pensar dos pessimistas.
  • Sempre está olhando para frente.
  • Vive com base na grandeza e suficiência de Deus.
  • Procura motivação lembrando daquilo que Deus já fez.
  • Busca sempre estar com pessoas otimistas.
  • A Palavra de Deus é a base do seu otimismo.
  • Reflita nas dádivas de Deus para você.
  • Lembre-se das generosas promessas divinas ao seu respeito.
  • Examine o seu coração.
  • Confie que Deus honrará a generosidade coerente. Desate os nós e restrições da sua mente.
  • Tem a visão mais ampla.
  • Investe no seu autodesenvolvimento.
  • Tem mais senso crítico.
  • Acumula conhecimento.
  • Escreve melhor.
  • Tem maior percepção das coisas ao seu redor.
  • Sabe mais sobre os seus direitos e os dos outros.
  • É mais disciplinado.
  • Enxerga melhor.
  • Vive com mais qualidade.
  • A disciplina da oração.
  • A disciplina dos costumes e hábitos.
  • A disciplina da Palavra.
  • A disciplina das ações.
  • A disciplina dos desejos.
  • Sempre conclui o que começa.
  • Não usa desculpa para justificar o injustificável.
  • O seu foco é o combustível que o mantém motivado a ir até o fim.
  • Sabe transformar as pedras que lhe jogam nos degraus da escada do sucesso.
  • É otimista apesar dos acidentes de percurso.
  • Sabe receber críticas e tirar proveito de cada uma delas.
  • É capaz de tentar quantas vezes for necessário.
  • Tem por hábito esquivar-se das tarefas difíceis.
  • Ira-se quando fica frustrado.
  • Depende exageradamente dos outros.
  • Recusa enfrentar a realidade.
  • Não se mostra coerente na conduta.
  • É invejoso e egoísta.
  • Tem o hábito de se vangloriar
  • Senso de responsabilidade.
  • Flexibilidade.
  • Tolerância ou capacidade de suportar o desconforto e a inconveniência.
  • Capacidade de trabalhar por objetivos que não resultam em recompensa imediata.
  • Tem o hábito de realizar mais do que o dever impõe.

Textos tirados do livro “37 qualidades do líder que ninguém esquece” de Josué Gonçalves.

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Aldery Rocha Júnior

Casado com Janet Castillo, criado no México. Filho da Pra. Osmarina Matos e do Pr. Aldery Rocha. Neto do missionário Jorge Matos.
Hoje é Diretor do Instituto Bíblico Roccastel, Mestre em Divindidade, com Especializações nos temas da Criação, Logísticas Eclesiásticas, Torá, Antropologia Bíblica, entre outros.

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