
O diabo conhece os nossos pensamentos?
Nós temos a mente de Cristo
▶ 1 Coríntios 2:16 “Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo“.
Este texto nos ensina que ninguém tem acesso à mente de Deus e que nós temos essa mente em nós. Este argumento nos faz concluir que o diabo não pode ter acesso aos nossos pensamentos porque nós não estamos mais sozinhos, pois a mente de Jesus está em nós também.
Os pensamentos provêm do coração
▶ Salmos 26:2 “Examina-me, SENHOR e prova-me; sonda-me os pensamentos do coração“.
O coração (espiritual) é a fonte dos pensamentos do homem. Apesar no cérebro conter a parte física de raciocínio, o cérebro é somente um processador da intenção da pessoa, e isso, está no coração.
Só Deus é onisciente
▶ Jeremias 17:10 “Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações“.
▶ Salmos 139:4 “Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, SENHOR, já a conheces toda“.
Estes textos nos ensinam que Deus é onisciente, e que Ele tem todo o conhecimento, incluindo os pensamentos do homem.
O atributo da onisciência de Deus não foi transferido a Satanás, apesar de não haver nenhuma passagem que diga explicitamente que o diabo não é onisciente, esta afirmação não é baseada em uma vontade emocional e sim em exemplos bíblicos:
Isaias 14, quando descreve o plano de Satanás de ser semelhante ao Altíssimo fala da sua falta de onisciência, pois fica claro qual era o plano original: Subir e Ser semelhante ao Altíssimo. Se o diabo fosse onisciente saberia que esse plano fracassaria e seria a causa da sua queda.
Isaías 18, na morte de Cristo, o diabo acho ter vencido e conquistado a sua Alma, mas no verso 37 o diabo termina debaixo dos pés de Cristo. A sua falta de onisciência é clara na sua frustrada tentativa de vitória sobre o Messias.
O diabo pode hackear os pensamentos
▶ Lucas 8:5 “Eis que o semeador saiu a semear. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada, e as aves do céu a comeram“.
▶ Lucas 8:12 “A que caiu à beira do caminho são os que a ouviram; vem, a seguir, o diabo e arrebata-lhes do coração a palavra, para não suceder que, crendo, sejam salvos“.
Este texto nos ensina que a Palavra de Deus é semeada em nossos corações. Mas não chegou nas partes profundas e ficou somente na beirada. Isso deixa aberto o risco de virem “aves” e pegarem a palavra semeada.
Isto não significa que o diabo entrou em nosso coração, vendo tudo o que está lá dentro. Isto indica que “aves” vieram, essas “aves” são pensamentos ou situações que nós mesmos permitimos entrar em nosso coração e modificar a inclinação da nossa crença. No final, somos nós mesmos os responsáveis de que a Palavra não seja protegida para dar fruto.
Nós podemos ter acesso aos pensamentos de outros
▶ Mateus 9:4 “Jesus, porém, conhecendo-lhes os pensamentos, disse: Por que cogitais o mal no vosso coração?”
Nesta passagem nos mostra com claridade que Jesus tinha acesso aos pensamentos das pessoas. Mas, como isso é possível se Jesus se fez carne em forma de homem renunciando a todo atributo Divino (Flp 2)?
▶ João 14:17 “o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós“.
▶ João 14:26 “mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito“.
O Espírito Santo, que também é Deus, logo, também é onisciente, habita em nós. E se tivermos comunhão com ele, poderemos receber informações para uso da Sua Vontade.
No caso de Jesus, o Espírito Santo estava nele, logo, toda a informação da onisciência também estava, mas ele só tinha acesso ao que o Pai lhe permitia mostrar.
Como Jesus ensinou que nós podemos fazer o que ele fez, nós, através do Espírito Santo, podemos ter discernimento e acesso a informações que Deus nos permita ter, incluindo pensamentos.
Somente Deus tem acesso aos pensamentos
▶ 1R 8:39 “ouve tu nos céus, lugar da tua habitação, perdoa, age e dá a cada um segundo todos os seus caminhos, já que lhe conheces o coração, porque tu, só tu, és conhecedor do coração de todos os filhos dos homens“.
Este texto é claro na declaração da exclusividade de Deus em ter acesso ao coração do homem, ou seja, aos pensamentos dele, seja quem for.
Nossos pensamentos estão nele, logo, nada pode invadir Ele
▶ Flp 4:6-7 “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus“.
▶ Pv 23:26 “Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos meus caminhos“.
Estes versículos nos ensinam que Deus guarda o nosso coração. Imaginemos que os nossos pensamentos estejam guardados em uma caixa forte, e ela estivesse instalado dentro de Deus. Seria impossível ter acesso.
Você talvez está lendo isto através de um dispositivo, ele está na tua guarda, eu posso lhe mandar mensagem, mas não posso ter acesso ao íntimo dele. Assim o diabo, pode mandar mensagens, mas nunca ter acesso ao íntimo. A não ser que você sente com o inimigo e mostre pasta por pasta do seu coração. Mas isso continua não sendo: “o diabo conhece os meus pensamentos”, seria mais bem: “eu, um tolo, mostrei para ele”.
O diabo é experiente e muito sábio
▶ 1S 17:33 “Porém Saul disse a Davi: Contra o filisteu não poderás ir para pelejar com ele; pois tu és ainda moço, e ele, guerreiro desde a sua mocidade“.
▶ Ap 12:9 “E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos“.
O diabo não pode conhecer os pensamentos, mas é muito experiente no tema da leitura corporal. Se um profissional consegue em 1 minuto saber segredos de comportamento e caráter somente vendo uma pessoa, imaginem o diabo que tem mais 6 mil anos de experiência lidando com o coração corruptível do homem.