skip to Main Content

O erro da teologia dos Vencedores

Admiro o trabalho missionário de Watchman Nee, sendo para mim um exemplo de homem de Deus e de um missionário inspirador. Mas além de missionário, ele foi teólogo, e entrando no campo da teologia ele criou algumas doutrinas que nesta postagem vou apontar e refutar, as mesmas que tem crescido muito nestes últimos anos com a teologia do Reino.

 

O incesto de Jesus.

O livro dele A Igreja Gloriosa ensina o “Princípio do Filho Varão”. O que consiste este princípio dele?

A profecia de Apocalipse, na parte em que uma mulher está dando a luz um filho. Ele ensina que esta mulher representa a totalidade do povo de Deus. Logo nasceria dela um Filho Varão que representam os “vencedores”, os que reinariam com vara de ferro como descrito no texto de Ap 2:26-27 “E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações, 27  E com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai”.

Ele juntou o Filho Varão nascido da mulher de Ap 12 com os que reinariam com vara de ferro de Ap 2, ensinando que são o mesmo grupo: Os “vencedores”.

 

Agora, vamos soltar a corda um pouco nesse pensamento de que a mulher é a igreja e o Filho Varão é um grupo seleto de vencedores. Com este ensinamento ele vai declarar os seguintes princípios:

🔹A Igreja está grávida antes mesmo das Bodas.
🔹A igreja terá um Filho.
🔹Esse Filho será varão (gênero masculino).
🔹Jesus casará com esse Filho, porque essa “igreja vencedora” entrará na Nova Jerusalém para participar das Bodas.

 

Não podemos ignorar que essas teses argumentos geraram muitos conflitos teológicos:

🛑Jesus engravidou a igreja antes de casar?
🛑A igreja engravidou de outro homem antes do casamento?
🛑A igreja deixou de ser virgem?
🛑Jesus casará com o filho da mulher que já tinha casado, sendo incesto?
🛑Jesus casará com um VARÃO? Homem com homem, sendo homossexualismo?

 

Logo, eu como professor de Teologia, não posso ensinar isso ou simplesmente dizer que não há problemas em acreditar nisso.

PRECISO ME POSICIONAR CONTRA ESSE ARGUMENTO firmemente sem importar a grandeza ministerial do autor.

 

Explicando corretamente:

O Filho Varão falado em Apocalipse é JESUS. Que após o seu ministério cumprido foi arrebatado aos céus como descrito no texto. A mulher representa Israel, que terá que fugir ao deserto na grande Tribulação no período de 3 anos e meio como descrito no texto.

O texto de Ap 2:26 se refere à missão dos que estamos aqui e nos incentiva a chegar no alvo, vencendo. Ao que vencer REINARÁ COM CRISTO, mas SERÁ CRISTO O ÚNICO REI, O ÚNICO COM TRONO, O ÚNICO QUE GOVERNARÁ COM VARA DE FERRO. Nós, o seu povo, seremos parte de esse Reino mas não seremos o Rei.

 

Os vencedores não são um grupo seleto sem pecado e com boas obras, não. Essa definição é criada pelo Watchman Nee e vai contra os seguintes textos Bíblicos:

✅Sou MAIS QUE Vencedor! Rm 8:33-39
✅Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? Rm 8:33
✅Deus é quem justifica. Rm 8:33
✅Quem condenará? Rm 8:34
✅Quem nos separará do amor de Cristo? No mundo físico. Rm 8:35

➖Nem a tribulação
➖Nem a angústia
➖Nem a perseguição
➖Nem a fome
➖Nem a nudez
➖Nem o perigo
➖Nem a espada

✅Quem nos separará do amor do Pai (manifestado pelo Filho)? No mundo espiritual. Rm 8:39

➖Nem a morte
➖Nem a vida
➖Nem anjos
➖Nem principados
➖Nem coisas presentes
➖Nem coisas futuras
➖Nem potestades. Poder milagroso
➖Nem altura
➖Nem profundidade
➖Nem qualquer criatura

 

De novo, quero deixar claro que o ministério do Watchman Nee foi honroso e de alta admiração. Um homem único.

A minha indignação é que hoje tenhamos uma igreja moderna que acredita em alguns dos errados ensinamentos dele. Tem tanta coisa boa dele. Mas o que mais cresceu foram esses argumentos sobre duas igrejas (se falarmos de duas igrejas, devemos falar de duas mulheres), Jesus casar com um filho varão… Etc, castigo para os salvos, o Espírito precisar de salvação, etc…

Alguns podem até dizer: ok Aldery, já entendi… Podemos mudar de assunto…

Eu respondo: Não! Assim como existem os defensores radicais dessa teologia, vou ser também radical em defender a Bíblia contra os argumentos do Watchman Nee.

 

Farei uma pergunta:

A igreja fracassa?

Pergunto isso porque A BASE DA TEOLOGIA DOS VENCEDORES É ensinar que ao longo do tempo a igreja talvez deveria ter instalado o Reino mas não fez. Logo, a igreja fracassou.

Com isso, se ensina que ao longo desses fracassos da igreja, Deus levantará um grupo dentro dela que vão passar por cima desse fracasso: OS VENCEDORES.

A seguir um trecho do livro O Plano de Deus e os vencedores de Watchman Nee:

“Sabendo bem como a igreja iria tocar em sua derrota, Satanás começou a persegui-la e matá-la. Mais tarde mudou suas táticas enganando a igreja com mentiras. Ele é mentiroso e homicida. Mas a igreja não teme nem o seu sorriso nem a sua carranca. O livro de Atos é um registro da vida da igreja enfrentando a morte. Deus utilizou os ataques de Satanás para demonstrar através da igreja a vitória de Cristo. Infelizmente, a igreja fracassou gradualmente — como nos exemplos da mentira de Ananias e Safira, a ganância de Simão, na entrada sorrateira dos falsos irmãos, na busca de muitos crentes dos seus próprios interesses e no abandono do prisioneiro Paulo por muitos.

Sempre que a igreja fracassa, Deus encontra alguns poucos dentro da igreja — chamados para serem vencedores — para que assumam a responsabilidade que a igreja como um todo deveria assumir embora tenha fracassado. Ele escolhe um grupo de poucos fiéis para representar a igreja na demonstração da vitória de Cristo. Ele tem seus vencedores em todos os sete períodos da igreja (conforme representados pelas sete igrejas descritas nos capítulos 2 e 3 de Apocalipse).

Esta linha de vencedores jamais é interrompida. Os vencedores não constituem uma classe especial. São simplesmente grupos de pessoas que se enquadram no plano original de Deus”

 

😱😱Sim, neste capítulo ele afirma que a IGREJA FRACASSOU. Por isso, ele explica, que é necessário que saia de dentro da própria igreja um grupo que não queira fracassar mais, os chamados “vencedores”. Homens e mulheres que tem que passar por um processo diferente de eleição, porque os “da igreja original” fracassaram.

😱😱

 

A seguir um trecho do Livro O plano de Deus e os Vencedores de Watchman Nee.

“A mulher simboliza todos os remidos de Deus. São severamente perseguidos pelo inimigo. Como a mulher sofre por causa da serpente! Aqueles que são representados pela mulher devem lutar por si mesmos, mas não conseguem. Por isso Deus chama dentre eles um grupo de vencedores que lutem em lugar deles. Os vencedores reinarão sobre as nações com um cetro de ferro uma vez que ocuparão lugar especial no reino. Quando estes vencedores (representados pelo filho varão) são arrebatados para o céu, derrubam Satanás e retomam os lugares celestiais que estavam em poder da serpente. Enquanto estavam na terra, Satanás tinha de retroceder; e quando sobem ao céu, Satanás é expulso. A vitória se encontra na retomada do poder. O filho varão vence em benefício da mãe: os vencedores vencem pela igreja. Mais ainda, no fim dos tempos, Deus usa os vencedores para acabar com a guerra no céu. Estes vencedores trarão “a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo” para o céu. A serpente, portanto, não tem mais lugar no céu. Por isso, onde estão os vencedores, Satanás é forçado a retroceder”

 

Percebam que ele usa o termo “remidos” para se referir à mulher de Apocalipse, uma mulher que fica para ser perseguida. A palavra “remido” significa PERDOADO, e isso é só através do sangue. Esses perseguidos derrotados que ele menciona não tem força para lutar contra Satanás. Porque não? Se já ele mesmo afirma que já foram REMIDOS, se já foram COMPRADOS PELO SANGUE, se já foram JUSTIFICADOS pelo sangue. o próprio autor os chama de REMIDOS entrando em total contradição.

Vou parar por ai.

Eu prometi que iria mostrar alguns pontos da teologia do WN. E posso dizer, se a igreja fracassou… então o que estamos fazendo aqui!?

 

Aldery Rocha Júnior.

User Avatar

Aldery Rocha Júnior

Casado com Janet Castillo, criado no México. Filho da Pra. Osmarina Matos e do Pr. Aldery Rocha. Neto do missionário Jorge Matos.
Hoje é Diretor do Instituto Bíblico Roccastel, Mestre em Divindidade, com Especializações nos temas da Criação, Logísticas Eclesiásticas, Torá, Antropologia Bíblica, entre outros.

Back To Top