
O cristão sofre retaliação?
Eu tenho uma opinião bem estruturada sobre Retaliação contra o cristão, mas alguns poderão dizer que estou sendo muito chato na minha posição.
Porque eu penso um pouco diferente daquilo que as pessoas estão acostumadas e/ou gostam de ouvir, porque o povo quer algo que facilite a sua fé e a sua fraqueza, querem justificativas para não tomar a sua cruz. E quando alguém prega em uma igreja se torna “documento” para aquele que está procurando qualquer desculpa, sem importar se tem base bíblica ou não, porque “quem vai ler a Bíblia hoje se temos milhares de pregações bem legais e divertidas?”.
Por anos, tenho me incomodado com o pensamento PASSIVO de cristãos de se acomodarem nas dificuldades espirituais e tratando tais temas como tratam a sua vida secular ou familiar. Porque é difícil conquistar dinheiro, é difícil trabalhar pelo pão e pelo crescimento empresarial, pensam que é o mesmo princípio para a sua vida espiritual, quando a natureza das coisas são completamente diferentes.
Uma pessoa pode ser a mais pobre, vivendo no bairro mais necessitado sem nenhuma instrução acadêmica, mas se considerar a Cristo como Senhor da sua vida, no mundo espiritual ela passa a ser PRINCIPE ou PRINCESA, com AUTORIDADE sobre todo um sistema invisível e sem nenhum inimigo com capacidade ou força capaz de impedi-la de conquistar a vontade de Deus.
O problema vem porque não acreditamos nisso, porque, repito, queremos aplicar a nossa visão de sistema mundano em nossa vida espiritual. Pensando que tenho que me esforçar para ter autoridade, pensando que não mereço, pensando que sou pequeno e pobre, pensando que ninguém me ama (Deus) e que não tenho as forças para vencer.
A guerra espiritual é real, isso quer dizer que o perigo é real. Mas o perigo só é válido sobre aquele q não tem proteção e sobre o que está fora “dos muros do Palácio, sem casa e sem identidade”, ou seja, contra aqueles que não são Filhos de Deus.
Para quem está dentro, a forma de ver as coisas é bem diferente. Se uma pessoa tem medo dos ataques do diabo, é porque não está dentro do Palácio do Rei ainda.
O diabo tem um poder (Exousia), sim… isso é claro em Col 1:13 “e que nos tirou do poder das trevas, e nos transportou para o reino do seu Filho amado”.
Exousia: Palavra do grego, sig: Poder, autoridade.
Mas Deus também tem um poder (Mt 28:18 “E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade/poder no céu e na terra”), e esse poder venceu ao poder do diabo e se estabeleceu uma LEI ESPIRITUAL:
“Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não prevalecerão contra ela” Mt 16:18.
NÃO HÁ NENHUM ATAQUE DO DIABO QUE POSSA PREVALECER CONTRA A IGREJA.
Não existe a palavra retaliação na Bíblia. Pois a “retaliação” significa: revide com dano igual. E isso é biblicamente impossível. Então usar a essa palavra é incorreto e em sua própria natureza diminui a autoridade e poder de Deus.
Existem 4 palavras bíblicas que se referem aos ataques do diabo contra os escolhidos de Deus:
- Maquinações. 2Co 2:11 “porque não ignoramos as suas maquinações”.
- A palavra aqui usada é maquinações. Isto significa: PLANO para provocar algum mal.
- É só isso… UM PLANO… E ele só nos afetará quando o IGNORAMOS, como dito pelo próprio texto.
- Então, quem é o principal responsável que as maquinações do diabo me afetem? Eu
- Ameaças. 1R 19 “Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se até amanhã a estas horas eu não fizer a tua vida como a de um deles. 3 Quando ele viu isto, levantou-se e, para escapar com vida, se foi. E chegando a Berseba, que pertence a Judá, deixou ali o seu moço”.
- Isto não foi um ataque do diabo, foi uma ameaça de palavras, o mesmo tipo de ameaça usado por Golias quando enfrentou a Davi.
- Ameaças serão muitas e quase todos os dias.
- O Problema de Elias foi acreditar em uma ameaça constituída por palavras. Responsável: Ele mesmo.
- Ciladas do diabo. Ef 6:11 “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo”.
- Palavra original é methodeia que significa método de artifício, ou seja, engano.
- O diabo só pode enganar, pois não tem mais nenhuma arma de verdade contra o Filho de Deus a não ser a própria ignorância e falta de preparo dele.
- Responsável de cair no engano: Nós mesmos.
- Resistência. Tg 4:7 “Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós”.
- Resistir é perseverar, e é claro que a consequência é que o diabo fugirá.
- Caso o diabo permanecer é porque não houve resistência nossa.
- Responsável: Eu mesmo.
Para cada um destes 4 ataques o responsável direto, caso soframos algum dano, sou eu mesmo.
Alguns confundem os danos sofridos da falta de autoridade com a chamada Retaliação. Retaliação não é igual a FALTA DE AUTORIDADE.
- Um exemplo é jejum.
- Dn 9:3 “Eu, pois, dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, e saco e cinza”. É algo que te APROXIMA DE DEUS.
- Is 58:6 “Acaso não é este o jejum que escolhi? que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo? e que deixes ir livres os oprimidos, e despedaces todo jugo?”. É algo que traz LIBERTAÇÃO.
- Is 58:9 “Então clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui”. É algo que coloca Deus e os seus recursos na tua DISPONIBILIDADE.
- Mr 9:29 “Respondeu-lhes: Esta casta não sai de modo algum, salvo à força de oração [e jejum]. É algo que te dá AUTORIDADE.
Culpado do dano espiritual: Eu mesmo, nós mesmos, eu mesmo, nós mesmos… EU EU EU EU!! Por acreditar na mentira do diabo, por não conhecer os seus planos, por acreditar nas suas ameaças vazias, por não perseverar meus pensamentos em Deus Is 26:3.
“O diabo me atacouuuuu 😭”
Me desculpe… mas a minha Bíblia me ensina que isso é só possível se nós permitimos. Não chamo isso de retaliação… posso até chamar de “TOLIação” (palavra inventada composta de duas palavras: tolice + ação).
Posso até começar a ser atacado pelo diabo, mas NUNCA, NUNCA MESMO esse ataque prevalecerá… conseguirei identificar e repreender na hora. Esses ataques são falsos, somente para termos a oportunidade de abrir a porta para ele pelo MEDO. Uma vez o cristão mostrar MEDO, já perdeu a batalha, pois com o medo estamos assinando um documento que diz: Deus, me desculpe, mas você não pode fazer nada, o diabo tem mais poder.
Isso provoca automaticamente um afastamento do poder de Deus. Nós mesmos nos entregamos ao diabo.
“Me senti cansado depois de uma oração de intercessão ou batalha espiritual?“
Não é retaliação, é programação natural para que eu possa voltar para a Presença de Deus, descansar nele e continuar dependendo dele. Mas NUNCA estaria incapacitado para continuar com a Obra de Deus.
“Comecei a orar por casais e de repente o meu casamento começou a ter problemas“
Não vejo como retaliação, vejo como Deus permitindo quais áreas preciso fortalecer para que tenha A UNÇÃO de autoridade naquilo que estou ministrando. Mas em hipótese alguma estaria INCAPACITADO para continuar na Obra.
“Comecei a fazer a obra e estou sofrendo grande doença sobre mim ou alguém da minha família“
Não é retaliação, é PERMISSÃO DE DEUS para sempre lembrarmos que somos mortais e que o poder vem somente de Deus (1Co 12:1-10).
Se preocupe em estar sempre alerta e conectado com Deus. O resto, Ele resolve.
Aldery Rocha Júnior.