Estratégia para criar eventos ou projetos
Todos os ministérios e igrejas realizam eventos ou criam projetos, mas sem a estratégia certa não poderão alcançar cem porcento o objetivo desse projeto.
Muitos líderes e obreiros que organizam eventos fazem sem ter uma estratégia, fazendo um trabalho na força e usando de métodos que não são efetivos para o sucesso.
Cada projeto é um obstáculo, e cada obstáculo requer uma estratégia personalizada para ser usada. É aqui onde muitos líderes erram porque querem implementar a mesma estratégia do projeto passado por vários motivos:
a. Falta de perícia em criar estratégias.
b. Falta de equipe e de visão estratégica.
c. Preguiça para organizar o projeto desde o zero.
d. Falta de excelência pela obra pensando que as coisas do Reino se fazem de qualquer jeito.
e. Não gosta mesmo de trabalhar.
Por qualquer que seja o motivo de um líder não criar estratégias novas, não deixa de ser um erro gritante para o sucesso do ministério, levando ao fracasso todos aqueles envolvidos com o projeto.
Conheço muitos líderes que dizem: “O meu projeto é grande”, “Deus me deu muita coisa”, “Tem muito trabalho no Reino, faça o que puder onde achar espaço”. E quando perguntam: “Qual é a estratégia para alcançar isso?”, eles respondem: “Meu irmão, só venha e trabalhe, Deus vai guiar”.
Esse tipo de “estratégia” jamais levará o projeto ao seu efeito máximo, e se Deus agir com graça será bênção para algumas pessoas.
Como entender a estratégia?
Uma estratégia é o planejamento para o sucesso do projeto. Algumas perguntas precisam ser respondidas para que possamos entender se estamos indo pelo caminho certo:
- Esse projeto foi solicitado por Deus?
- Esse projeto foi dado a mim para executá-lo?
- O projeto tem como finalidade acrescentar no Reino ou é uma conquista pessoal?
- Você tem as pessoas necessárias para a execução do projeto?
- Quais são as condições espirituais que tenho que cumprir para que o projeto seja bem sucedido?
- Quais são as qualificações profissionais que eu e a equipe devemos ter para a execução do projeto?
- Quanto tempo tenho para: Planejar, Delegar, Executar e Colher? Planejar. Tempo para organizar a ideia e chamar a equipe para dar corpo ao projeto. Delegar. Tempo para organizar as equipes para começarem as suas atividades pre-projeto. Executar. O tempo do projeto em real execução para o público alvo. Colher. Tempo para organizar e capturar todo o resultado do projeto, como contato e discipulado das pessoas alcançadas após um evento evangelístico.
- Tenho à minha disposição os elementos necessários para executar o projeto?
Se conseguiu responder as perguntas anteriores, então poderá começar a criar a sua estratégia para a criação do seu evento ou projeto.
Um dos grandes erros da igreja é pensar que não precisa de treinamento porque pensa que o Espírito Santo capacita só com o pensamento.
Como organizar um evento.
Apresentaremos alguns pontos importantes para que o seu evento possa alcançar o seu máximo potencial e o sucesso seja a palavra que defina o momento. Mas para isso terá que fazer um grande esforço, pois nenhum evento é só sentar, ter ideias e exigir que as pessoas façam o trabalho por você.
- Defina o local do evento, sendo na igreja, salão, hotel, etc.
- Defina o público alvo que é compatível com o local e com o projeto (Crentes ou não crentes). Por exemplo, não poderá fazer um evento para classe média-alta em uma comunidade pobre ou vice-versa para não criar constrangimentos. O local do evento tem que estar bem casado com público alvo.
- Defina metas, declare publicamente o resultado desejado (conversão, ensino, confronto, entretenimento, ministração de poder, publicidade do ministério local, etc.)
- Defina equipes para cada função. Escolher líderes e cada líder escolher a sua equipe. Isso fará que a igreja toda se sinta parte do projeto, criando um sentimento de serviço mais genuíno e não somente obedecendo o que o pastor está mandando.
- Estabeleça treinamento para as equipes nas suas funções físicas. Não somente peça para estarem em oração, treine elas na sua área. Por exemplo, se é para servir comida, treine a equipe com classes de etiqueta; se é para cantar, estabeleça ensaios profissionais e agendados. Um dos grandes erros da igreja é pensar que não precisa de treinamento porque pensam que o Espírito Santo capacita só com o pensamento.
- Defina uma agenda para o projeto, datas claras, tempos e horários das atividades. Publique a sua própria agenda. Muitos líderes não gostam de publicar sua própria agenda porque nem eles conseguem ser disciplinados, então não querem publicar o seu fracasso organizacional.
- Defina se o evento dará ou venderá comida para os participantes. Organize cantinas com os ministérios, avalie o cardápio e saiba o que será dado no evento.
- Organize a logística dos banheiros. Avalie se o local tem banheiros suficientes para o público esperado, se não, contrate banheiros químicos e uma equipe de limpeza somente para essa área.
- Organize e estabeleça estratégias de transporte e logística dos participantes. Facilite transporte para os participantes que vem de longe. Isso fará que voltem ao evento porque se sentiram cuidados.
- Estabeleça uma equipe somente para cuidar dos palestrantes e convidados especiais. Organize com antecedência o Hotel, alimentação, transporte desde a cidade de origem, gastos de comida na viagem, transporte especial para hotel e evento, pessoas dedicadas só para a atenção dos convidados. Defina se o convidado vem com família, a sua comida favorita, o que não come, etc. Separe desde o início o valor econômico acordado para não ter imprevistos no final.
- Crie uma equipe para integração. Essa equipe fará os contatos pós-evento para integrar os convidados a igreja . Pois sem conversão de almas, não há propósito no evento.
- Avalie a situação com os vizinhos não crentes, o barulho realizado e se possível, converse e chegue a um acordo durante o evento.
- Não faça o seu evento sem ser autorizado pelo município pensando que os anjos vão proteger. Preencha os formulários necessários e use dos seus direitos e siga as instruções do município e dos bombeiros.
- Avalie o uso de luz, agua e recursos da igreja. Muitos eventos requerem o aluguel de geradores pelo grande uso de luz pelos equipamentos. Se não sabe o que vai precisar, procure na sua igreja ou contrate profissionais para o aconselhar na organização do evento.
- Defina se o evento será cobrado. Organize uma equipe para cuidar das finanças para não ter várias caixas e conflitos econômicos no final.
- Defina uma equipe para limpeza antes, durante e depois do evento. A sua apresentação é fundamental.
- Realize uma reunião de agradecimento e confraternização para as equipes pós-evento, dando uma atenção e cuidado para cada um parabenizando o honrando pelo seus serviços.
Se seguir estas dicas, tenho certeza que terá um ministério, projeto ou evento muito mais organizado, criando um ambiente de excelência e professionalidade na sua igreja.
Espero ter contribuído.
Aldery Rocha Júnior.