
Clama a mim e eu te responderei
“Assim diz o Senhor que faz isto, o Senhor que forma isto, para o estabelecer; o Senhor é o seu nome. Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes” (Jr 33:3).
Este versículo é muito famoso, inclusive é fácil de memorizar (Jeremias 33:3 “Clama a mim e eu te responderei”), mas só sabemos essa parte, porque é a parte em que recebemos e somos abençoados.
Mas antes e depois dessa famosa frase “Clama a mim e eu te responderei” existem algumas palavras muito fortes que não podemos ignorar, e que farão da frase famosa ser mais maravilhosa ainda.
O versículo 2 começa ensinando quem é o autor da Promessa: O Eterno, que fez a terra, o Todo poderoso. Deus quer nos ensinar que Ele programou todo o Universo em cada detalhe, inclusive as nossas vidas e a rota das nossas decisões, para quê?
Para nos afirmar, diz o versículo que Ele fez a Terra, com todos os detalhes no Universo, para que pudesse estar firme. A Terra não começou firme nem com forma, assim as nossas vidas não começaram firmes e nem com forma, mas Deus quer que alcancemos o nosso objetivo dentro da Sua vontade. Deus quer nos afirmar.
Quem é esse que quer nos afirmar? O Eterno é o seu nome… O Deus Todo-poderoso. Ele nos pede para que clamemos, mas o que significa “clamar”? Esta palavra do hebraico Cará significa: Perseguir a uma pessoa e insistir sem desistir. Deus quer que insistamos em nosso clamor e orações, Ele quer que suportemos toda prova sem desistir, até alcançarmos a nossa vitória.
“Clama a mim” significa que somente a Deus deve ser o nosso clamor, ou seja, Ele não quer que clamemos ao dinheiro, patrão, banco, familiar, amigo, cheque, etc. E sim somente a Ele.
A resposta virá, e Deus quer que reconheçamos que foi Ele quem nos deu o livramento. E EU te responderei… porque em várias ocasiões recebemos o nosso milagre mas atribuímos a algo secular e natural como a um médico, um familiar, um amigo, o banco, etc, e nunca a Deus. Por isso, Ele é claro dizendo: EU te responderei.
E quando tudo isso aconteça, quando entendamos quem é a esse Deus a quem devemos clamar, Ele nos promete ensinar coisas grandes. Imagine que o céu, sendo tão grande, não podem contê-lo, então, o que Deus quiz dizer com “grande”? Deve ser realmente algo muito grande. Não devemos nos acostumar às coisas pequenas deste mundo, devemos receber as GRANDES de Deus. As coisas grandes de Deus ninguém vai entender, porque são ocultas, guardadas exclusivamente para nós, aqueles que clamamos e cremos que Ele é capaz de cumprir a sua promessa em nós.
Por isso, quando você for ler, falar ou escutar: “Clama a mim e eu te responderei” lembre que nessa mensagem falta alguma coisa mais para fazer da bênção algo muito GRANDE E PODEROSA. Que Deus te abençõe.
Aldery Rocha Júnoir.