skip to Main Content

Porque você é cristão?

Você já parou para pensar que o cristianismo moderno ocidental saiu um pouco do padrão bíblico? Porque digo isto?

Porque a mensagem pregada nas igrejas tem uma só direção: “Deus soluciona os teus problemas”. Nós vemos as campanhas de cura, restauração financeira e familiar, sair dos vícios, sair da depressão, etc, etc… E quando um “cristão” não recebe o seu milagre, ele fica chateado com Deus, porque aprendeu que Ele só serve para isso. Hoje Deus não é mais um Deus Altíssimo que morreu por nós e mostrou sua misericórdia quando nos salvou do inferno, Ele é um génio da lâmpada, e se esse génio da lâmpada não cumprir o meu desejo eu o jogo fora.

Será que Jesus deixou esse padrão de vida cristão quando veio ao mundo? Vamos repassar alguns versículos para identificar o que foi esquecido:

“Felizes os que choram” Mateus 5:4

“Felizes os que sofrem perseguição” Mateus 5:10

“Felizes sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa” Mateus 5:11

“Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á” Mateus 16:25

Pelo que eu estou vendo, Deus não tem nenhum problema que “comamos o melhor desta terra” como diz Isaias 1:19, mas fica bem claro que uma vida de luxos e qualidades não é o foco da nossa vida cristã, e sim a nossa vida eterna.

Jesus nos ensinou que uma vida cristã de qualidade tem o seu preço, porque a vida cristã é sinónimo de renúncia, renúncia do ego, da vaidade e de si mesmo. Isso nos ensina que temos que caminhar pelo caminho que Deus nos colocar não nos preocupando com o que acontece nesta terra e sim focando a nossa vida eterna e espiritual, vivendo uma vida onde a dor, sofrimento, calúnia, perseguição, choro e tristeza é normal.

Hoje em dia a maioria dos cristãos buscam Deus para que algum problema seja resolvido. E sempre teremos problemas, quando um se resolve outros nascem. A pergunta é: Será que vamos viver a nossa vida inteira buscando a Deus para resolver as nossas necessidades? Viver em campanha atrás de outra campanha, até o último respiro?

Então é errado querer uma vida de qualidade e luxos? Claro que não, eu mesmo quero o melhor desta terra, mas esse não é o foco da minha vida.

Então para que serve Deus? Para que orar? Será que tem sentido ser cristão e não viver uma vida de parasita com Deus?

Joel nos ensina porque Deus é o nosso Deus:

“Tocai a trombeta em Sião, e clamai em alta voz no meu santo monte; tremam todos os moradores da terra, porque o dia do SENHOR vem, já está perto […]Ainda assim, agora mesmo diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto. E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal. Quem sabe se não se voltará e se arrependerá, e deixará após si uma bênção, em oferta de alimentos e libação para o Senhor vosso Deus? Tocai a trombeta em Sião, santificai um jejum, convocai uma assembléia solene. Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, congregai as crianças, e os que mamam; saia o noivo da sua recâmara, e a noiva do seu aposento. Chorem os sacerdotes, ministros do Senhor” (Joel 2:1-17).

“Mas que chato deve ser isso, para que fazer jejuns ou pensar nos outros?”

Qual é consequência de viver uma vida cristã genuína e sem interesse exclusivo em milagres?

“Eis que vos envio o trigo, e o mosto, e o azeite, e deles sereis fartos” (Joel 2:19)
“Mas removerei para longe de vós o exército do norte, e lançá-lo-ei em uma terra seca e deserta” (Joel 2:20)
“Não temas, ó terra: regozija-te e alegra-te, porque o Senhor fez grandes coisas” (Joel 2:21)
“E as eiras se encherão de trigo, e os lagares trasbordarão de mosto e de azeite” (Joel 2:24)
“E restituir-vos-ei os anos que comeu o gafanhoto” (Joel 2:25)
“E comereis abundantemente e vos fartareis” (Joel 2:26)
“Derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito” (Joel 2:28-29)
Todos nós queremos o derramar do Espírito Santo e as bênçãos de Deus, mas sem buscar a sua Presença.

A Bíblia nos ensina que temos que buscar a Deus por amor e para que perdoe os nossos pecados, para que alcancemos a sua misericórdia.

Então? Você busca a Deus só para satisfazer as suas necessidades ou por amor e perdão?

Aldery Rocha Júnior

Casado com Janet Castillo, criado no México. Filho da Pra. Osmarina Matos e do Pr. Aldery Rocha. Neto do missionário Jorge Matos.
Hoje é Diretor do Instituto Bíblico Roccastel, Mestre em Divindidade, com Especializações nos temas da Criação, Logísticas Eclesiásticas, Torá, Antropologia Bíblica, entre outros.

Carrinho
Back To Top