
Como sair da angústia
“Também Davi se angustiou; pois o povo falava em apedrejá-lo, porquanto a alma de todo o povo estava amargurada por causa de seus filhos e de suas filhas. Mas Davi se fortaleceu no Senhor seu Deus” (1S 30:6).
Quem é o responsável da angústia de Davi? Será Deus? Será a familia dele? Seus amigos? Seus líderes espirituais? Não! A única pessoa responsável de permanecer na posição “angústia” e depressão somos nós mesmos.
A Palavra mostra que Davi estava em total angústia, mas o que é “angústia”? É a sensação que se caracteriza pelo sufocamento, pelo peito apertado, ansiedade, insegurança, falta de humor, e com ressentimentos aliados a alguma dor diante de um perigo desconhecido ou medo, alterando o organismo, assim como uma elevação do ritmo cardíaco, tremores, suor excessivo e deficiência da respiração pelo peito apertado. A palavra “angústia” se refere vem de uma palavra latina “angosto” que significa: paredes menores.
Nosso redor não tem nenhuma obrigação de nos manter animados, muito pelo contrário, o principal trabalho do mundo é desanimar e enfranquecer.
Até o próprio Jesus passou pela extrema angústia nos últimos momentos do seu ministério. Quando os problemas se incham e sentimos que não temos para onde ir, Deus provê a saída: O fortalecimento no Senhor dependendo somente Dele:
1. Se levantar.
“Então se levantou Jônatas, filho de Saul, e foi ter com Davi em Hores, e o confortou em Deus” (1S 23:16).
a. Tomar uma decisão definitiva.
b. Fazer um esforço físico, emocional e espiritual.
c. Ter conciência de que Deus não te formou para estar angustiado e nem desanimado.
2. Se desfazer do pecado.
“E encorajou-se o seu coração nos caminhos do Senhor; e ele tirou de Judá os altos e os aserins” (2Cr 17:6).
a. Contemplar o teu futuro se continuar no pecado. Qual será seu fim se esse pecado continuaria crescendo?
b. Fugir do pecado. “¿Pode alguém tomar fogo no seu seio, sem que os seus vestidos se queimem?” (Pv 6:27).
c. Buscar a SANTIDADE.
3. Dar Glória a Deus.
“Contudo, à vista da promessa de Deus, não vacilou por incredulidade, antes foi fortalecido na fé, dando glória a Deus” (Rm 4:20).
a. Tirar do teu vocabulário tudo que não glorifica a Deus e agregar palavras e frases novas que SIM glorifiquem a Deus.
b. Tirar os costumes que não glorifiquem a Deus e buscar atitudes que SIM glorifiquem a Deus.
c. Começar a reconhecer em tudo a Glória de Deus.
4. Não ter dúvida nem incredulidade.
“Contudo, à vista da promessa de Deus, não vacilou por incredulidade, antes foi fortalecido na fé, dando glória a Deus” (Rm 4:20).
a. A dúvida é pecado. “[…] e tudo o que não provém da fé é pecado” (Rm 14:23).
b. Ter conciência de que o a dúvida é a fé no diabo, porque te leva à incredulidade.
5. Ser fiel no ministério.
“Dou graças àquele que me fortaleceu, a Cristo Jesus nosso Senhor, porque me julgou fiel, pondo-me no seu ministério” (1Ti 1:12).
a. O Reino de Deus deve ser a nossa motivação para acordar e para descansar. “Buscar primeiramente o seu Reino e a sua justiça” (Mt 6:33).
b. O Reino de Deus está em todo lugar, não somente na igreja. “O Senhor estabeleceu o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre tudo” (Sl 103:19).
6. Dar graças a Deus.
“Dou graças àquele que me fortaleceu, a Cristo Jesus nosso Senhor, porque me julgou fiel, pondo-me no seu ministério” (1Ti 1:12).
a. Dar graças é se alegrar por aquilo que Deus fez em nossa vida.
b. Dar graças nunca estará relacionado com uma petição, é só agradecer.
7. Estar convencido pleamente.
“E estando certíssimo de que o que Deus tinha prometido, também era poderoso para o fazer” (Rm 4:21)
a. A armadura de Deus não são símbolos militares que nos emocionam para lutar em uma guerra espiritual, elas são a natureza e o legado que Cristo nos deixou e ensinou. Viva a Salvação, viva a Justiça, viva a Verdade, viva a Fé e viva o Evangelho.
Deus quer que desfrutemos da sua Glória sem angústia e medo.
Você está esperando receber uma grande bênção para ser feliz? Porque não começar ser feliz agora? Assim, quando a bênção chegar, faz mais festa.
Deus abençõe.
Aldery Júnior.