skip to Main Content

Unção tridimencional

Você sabia que a palavra UNÇÃO literalmente significa cobertura de alguma coisa?

Por exemplo: “vou colocar manteiga no meu pão”, “o meu pão tem unção de manteiga”, “vou colocar unção de gel no meu cabelo” ou “vou ungir a parede de pintura branca”.

Gostaria que primeiro os conceitos místicos sejam eliminados para poder falar biblicamente do assunto da unção.

 

Conceito errado da unção.

Cabelos arrepiados não medem ou sentem unção. O Hilário dos cristãos é que acham unçômetros… Medindo e qualificando ministérios com a sua pele de galinha…

Você já ouviu pessoas falarem: Está sem unção, faltou unção ou não senti nenhuma unção?

A forma errada de pensar da unção de Deus é achar que ela é uma força espiritual que provoca reações na pele, lágrimas ou até vontade de gritar “Glória a Deus”.

 

A unção no conceito completo.

A unção é tridimensional. E precisa ser entendida de forma correta.

  1. Poder de Deus. (Intimidade e relacionamento)
  2. Autorização (Dom e Chamado)
  3. Experiência (relação com o tema)

 

Os 3 devem estar ativados para que a unção seja plena. Vou falar com detalhe do assunto.

 

1. Poder de Deus.

Se a unção é cobertura de algo. Então unção do Espírito Santo é estar coberto, melado dele.

Exemplo. Quando você pega uma pequena bola, e unge com gel de cabelo, ela fica com unção de mel. Se essa bola com gel caísse na terra, ficaria suja e a unção ficaria comprometida. O que precisa é ser lavada. Só que no momento de ser lavada perde o gel, então terá que procurar ser melada de novo.

Quando um ministro se suja, a sua unção se compromete. Precisa se lavar e buscar se envolver novamente com o Espírito Santo.

A sua intimidade com Deus lhe fará se envolver com o Espirito Santo e estar coberto dele. Mas isso é só uma terceira parte da unção.

 

2. Autorização.

Eu posso ser o homem mais espiritual e ter o melhor relacionamento com Deus. Mas isso não me fará ter os dons que eu quero. Dependo dele me dar o chamado para algo, para começar exercer.

Posso até querer orar por enfermos em um estádio. Se não tenho a autorização de Deus… Nada vai acontecer. Posso querer profetizar, mas se não tenho o dom… Só vou falar coisas carnais…

A unção depende também de que eu esteja autorizado por Deus para exercer dita função.

O poder de Deus não será efetivo sem a autorização dele.

O meu filho foi um milagre. Ele nasceu no tema do milagre e cura. Ele ora muito e acredita  Deus plenamente. Ele inclusive, já orou por cura e foi usado por Deus.

 

3. Experiência.

Ele tem o poder de Deus e tem o dom. Mas falta mais experiência

Conheço pessoas que têm a intimidade com Deus, tem até o chamado, mas não tem a experiencia. A sua unção não está completa.

Conheço pessoas com muita experiência, com o poder de Deus, mas sem a autorização… Nada acontecerá. Precisam de uma ativação profética. Una luz verde de Deus.

Lembro de ocasiões que depois de receber certas orações coisas começaram a acontecer só depois disso.

Poder + Autorização + Experiência = unção plena.

 

A unção sacerdotal.

Ó óleo usado para ungir os sacerdotes é uma simbologia da cobertura do Espírito Santo, e o óleo era o objeto usado pela sua habilidade de penetrar em todas as partes e ficar.

Quando se fala de um “ungido”, se fala de uma pessoa coberta, melada do Espírito Santo e pela sua autoridade em Poder, Autorização e Experiência.

Por esta razão, os cristãos modernos classificam a unção como sentir coisas, porque a pessoa é tão coberta de Deus que provoca mudanças no clima espiritual. Mas no final, existem vários tipos de ministérios, por isso a unção de cada um é diferente e não podemos classificar ou medir o nível de unção de um ministro pelo que sentimos na pele.

 

A transferência de unção.

Moisés passando do seu espírito para os seus líderes, Elias para Elizeu, Abraão para Isaque, Isaque para Jacó, Jesus para os seus discípulos, etc.

Esses acontecimentos é autorizar no mundo espiritual uma cobertura e ação do Espírito Santo para essa pessoa que está recebendo oração. Mas só acontecerá para quem Deus autorizar e já houver nela um desejo ardente dessa inclinação ministerial, seja para o ensino, para profetizar, para fazer milagres, para pregar, para pastorear, etc.

“Quem recebe um profeta na qualidade de profeta receberá galardão de profeta” Mc 10:41.

Este versículo fala de uma roupagem diferente por fazer algo diferente. Serás visto como profeta se recebes um profeta. “Serás visto como” fala da cobertura, cobertura é unção. Em outras palavras, quem recebe um profeta receberá a unção de profeta.

 

Ativação profética.

Para atuar na unção que Deus sonhou para cada um é um longo caminho de preparação e consciência de fé.

Primeiro, a pessoa recebe o chamado, vai se preparando em sua vida no tema do seu destino, e muitas das vezes, ela nem sabe que as circunstancias da sua vida lhe são uma escola.

Segundo, depois de adquirir experiência, começa a se preparar no tema estudando e começando a entender o quebra-cabeça da sua vida.

Por último, entende a autoridade que tem e decide viver nessa alta posição de fé que a sua decisão lhe permitiu. Mas tudo isto requer de muitos anos. Entender a autoridade que Deus nos deu e acreditar e confiar nela é um longo caminho.

É onde entra a ativação profética, sendo ela uma aceleração do processo. Acontece quando Deus envia um homem relacionado com essa unção e estando juntos por uns instantes, a pessoa consegue experimentar a autoridade que ela já tem. No início, a pessoa pensa que essa autoridade e poder é pelo ministro que conheceu, mas depois de ter ido embora, percebe que a unção do momento permaneceu nela.

O que levaria anos entender sozinha, a pessoa conseguiu experimentar graças a um empurrão de um ungido que levou ela viver na autoridade da unção. Agora que a pessoa experimentou o poder do Espírito Santo, não é mais uma opção estar longe disso, e a partir desse momento começa um novo tempo em sua vida.

Aldery Rocha Júnior

Casado com Janet Castillo, criado no México. Filho da Pra. Osmarina Matos e do Pr. Aldery Rocha. Neto do missionário Jorge Matos.
Hoje é Diretor do Instituto Bíblico Roccastel, Mestre em Divindidade, com Especializações nos temas da Criação, Logísticas Eclesiásticas, Torá, Antropologia Bíblica, entre outros.

Carrinho
Back To Top